Cotidiano

Justiça Eleitoral determina recolhimento do material de campanha do prefeito de Itaguaí

INFOCHPDPICT000061751479

RIO – A Justiça Eleitoral determinou, nesta quarta-feira, o recolhimento de todo material de campanha do prefeito de Itaguaí, Wesley Pereira (PSB), que seja semelhante às placas de limite de velocidade de 40 km/h instaladas recentemente no município. Hoje, o juiz da 105ª Zona Eleitoral de Itaguaí, Richard Robert Fairclough, concedeu liminar requerida pela coligação Para Cuidar das Pessoas, do candidato a prefeito Alexandre Valle (PR). A estratégia de Wesley Pereira foi denunciada pelo GLOBO no último sábado.

Eleições Rio 28-09De acordo com o juiz eleitoral, a profusão de placas de 40km/h nas vias há pouco tempo do início do período eleitoral, e muito similares às placas adesivas utilizadas na campanha à reeleição do prefeito, ?guardam estreita relação com as obras realizadas nas vias principais da cidade, gerando o efeito de as vincularem com sua candidatura?. Richard Robert Fairclough também determinou a intimação do prefeito Wesley Pereira e do seu candidato a vice-prefeito Aramis Brito, para que se abstenham de utilizar esse material de campanha, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Na representação à Justiça Eleitoral, a coligação Para Cuidar das Pessoas afirma que o prefeito e seu candidato a vice-prefeito praticaram abuso de poder político e econômico. Adesivos, panfletos e bandeiras da campanha do prefeito levam o número da candidatura (40), simulando uma placa de limite de velocidade de trânsito.

Candidato à reeleição em Itaguaí, o prefeito Weslei Pereira (PSB) busca a validação das urnas depois de ter assumido um mandato pela metade. Antigo vice-prefeito, Pereira herdou a cidade de Luciano Mota, o ?prefeito da Ferrari?, cassado em 2015 sob acusação de desviar recursos municipais para comprar carros de luxo. Weslei Pereira levou a sério sua tentativa de transmitir uma imagem de direção segura para a cidade: os adesivos, panfletos e bandeiras de sua campanha levam o número da candidatura (40), simulando uma placa de limite de velocidade no trânsito.

Chama a atenção que placas de 40 km/h se multiplicaram pela cidade poucos meses antes da eleição. A empresa Sinasc venceu licitação, em março, para instalar placas de trânsito em Itaguaí, ao custo de R$ 3,9 milhões, pagos pela gestão de Pereira. A sinalização envolve pontos de ônibus, quebra-molas e limites de velocidade. Chama atenção a presença de placas indicando limite de 40 km/h colocadas a poucos metros de outras, de 30 km/h, também novas, em ruas importantes da região central, incluindo a via onde fica a prefeitura.