Cotidiano

Justiça cassa candidatura do prefeito Miguel Bayerle

A Justiça Eleitoral cassou no sábado a candidatura à reeleição de Miguel Bayerle, da coligação ?Itaipulândia: União, Força e Trabalho?

Itaipulândia – A Justiça Eleitoral cassou no sábado a candidatura à reeleição de Miguel Bayerle, da coligação “Itaipulândia: União, Força e Trabalho”. A sentença do juiz Hugo Micheline Junior, da Comarca de São Miguel do Iguaçu, foi exarada com base na prática de crime de abuso do poder econômico e também arbitrou ao prefeito multa de 50 mil Ufirs (cerca de R$ 150 mil).

O magistrado concluiu que o prefeito infringiu a lei ao usar a influência do cargo para arregimentar apoio político, especificamente no caso da nomeação do ex-prefeito Sidnei Picoli Amaral, o Cabeção, como secretário municipal de Agricultura.

Além da nomeação, Miguel Bayerle destinou à pasta o montante de R$ 760 mil em dinheiro a título de crédito suplementar adicional, valor acima da média histórica utilizada para o setor. Segundo o juiz, com a medida, Cabeção foi convencido a mudar de lado, já que integrava a coligação adversária, denominada “Respeito por Itaipulândia”.

“Ficou comprovado que, para obter a reeleição, Miguel Bayerle promoveu nomeação de cargos em comissão como meio de obtenção de cabos eleitorais e apoiadores durante o período eleitoral”, disse o advogado Marcos Boschirolli, que moveu a ação em nome do candidato oposicionista Edinei Gasparini. Ainda de acordo com a sentença, outro motivo que levou Miguel Bayerle a ter a candidatura cassada foi a distribuição irregular de cestas básicas.
FRAUDES

Além da cassação do registro da candidatura, Miguel Bayerle se vê às voltas com investigações judiciais sobre fraudes em licitações apontadas pela Operação Citrus, feita pela Polícia Federal e Gaeco, que levou à prisão inclusive de familiares seus. 

CAMPANHA CONTINUA

“Com relação à aceitação do pedido formulado pela coligação oposicionista e que foi aceita pela Justiça Eleitoral, esclarecemos que nossa campanha continua de maneira normal e está sendo impetrado recurso junto ao TRE e com certeza reverteremos a decisão de primeira instância”, diz nota emitida ontem pela coligação “Itaipulândia: União, Força e Trabalho”