Cotidiano

Justiça americana absolve policial branco pela morte de Freddie Gray

BALTIMORE-POLICE_BALTIMORE ? O policial americano Brian Rice, um dos seis indiciados pela morte do jovem negro Freddie Gray, morto em Baltimore em maio de 2015, foi absolvido nesta segunda-feira, em meio à tensão racial nos Estados Unidos após episódios de violência no país.

A morte de Gray deu início, no ano passado, a uma série de protestos contra a discriminação racial pela polícia americana. De acordo com as investigações, ele sofreu ferimentos fatais enquanto era levado pela polícia para a delegacia numa van.

O policial branco foi acusado de homicídio involuntário, conduta imprudente e mau comportamento. Ele foi o quarto envolvido na morte do jovem negro a enfrentar um julgamento. Anteriormente, Edward Nero e Caesar Goodson Jr. foram inocentados. William Porter será novamente julgado em setembro, após um empasse judicial.

O juiz Barry Williams, da corte de Baltimore, considerou que Brian Rice, oficial com a maior patente entre os envolvidos na detenção de Gray, não é culpado. Ele foi acusado de negligência por transportar Gray sem cinto de segurança. De acordo com o juiz, não houve comprovação de que o tenente sabia sobre um requerimento do departamento de polícia para o uso de cintos de segurança durante o transporte de prisioneiros.

? Um mero erro de julgamento não é suficiente para mostrar corrupção ? disse o juiz.