Cotidiano

Julgamento da ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer fica para 2017, confirma relator

62232005_Brasil Brasília BsB DF 20-10-2016 - TSE - Ministro Herman Benjamin durante sessão plenária.jpgBRASÍLIA ? O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin, relator da ação que pede a cassação da chapa da ex-presidente Dilma Rousseff e de seu vice, o atual presidente da Michel Temer, disse nesta terça-feira que o julgamento dos processo ficará para o ano que vem. Segundo ele, o trabalho ainda está sendo realizado e não vai ser possível concluir neste ano o relatório da ação.

TSE Dilma Temer

? Não será possível eu apresentar meu voto nesses processos relativos às eleições presidenciais de 2014 antes do término do nosso ano judiciário. Será na segunda-feira e a perícia ainda não está concluída ? afirmou o ministro.

Benjamin explicou que foram ouvidas 37 testemunhas em 3 meses e que ainda falta a conclusão das perícias. Ele ressaltou a dedicação de uma ?coalizão? de instituições, como Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Polícia Federal, na análise do processo. Para ele, o ritmo ?não é exageradamente rápido nem exageradamente lento?, mas o possível.

Ao ressaltar os esforços e dedicação, o ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes, afirmou que o trabalho chegou a provas ?enormes e significativas?.

? Independemente do resultado que se venha atingir ou a chegar, esse trabalho terá um significado histórico ímpar é a primeira vez que se faz uma avaliação de campanha para presidente da República com esse profundidade. Isso vai contribuir com os melhoramentos dos processos ligados às eleições ? disse Gilmar.

Caso a corte eleitoral decida pela condenação no próximo ano, a Constituição prevê a realização de eleição indireta à sucessão de Temer, que foi efetivado na Presidência após o impeachment de Dilma. A defesa da ex-presidente nega irregularidades e Temer tenta separar a responsabilidade. A ação, movida pelo PSDB acusa a dupla vencedora da eleição de 2014 de abuso de poder econômico.