Cotidiano

Jovem 19 anos terá cadeira na Academia de Letras

O patrono de Algacir será José Neves Formighieri, o primeiro prefeito de Cascavel.

Algacir Júnior já lançou dois livros - Foto: Divulgação
Algacir Júnior já lançou dois livros - Foto: Divulgação

Nove escritores assumirão cadeiras na Academia Cascavelense de Letras, entre eles Algacir Santos Júnior, de apenas 19 anos, o mais novo a ingressar a Academia. A inscrição foi a convite do presidente da Academia, Antônio de Jesus. A solenidade será na quinta-feira (28).

O patrono de Algacir será José Neves Formighieri, o primeiro prefeito de Cascavel. “Eu fico bastante lisonjeado em ficar com a cadeira dele, figura importantíssima para Cascavel, e também fico muito honrado por meu patrono levar o nome da Câmara de Vereadores”.

O jovem garante que as ações desempenhadas na Academia de Letras serão voltadas à expansão literária em Cascavel e fora do Município. “A Academia tem um trabalho muito belo, de tentar reunir os escritores, os literatos de Cascavel, porque mostra que há incentivo – mesmo que por parte dos próprios escritores – para a leitura”.

Algacir Júnior é acadêmico de Direito e já lançou dois livros, o primeiro quando tinha 14 anos. O terceiro deve sair ano que vem.

A eleição ocorreu na última quinta-feira (21) e a oficialização dos novos membros será no restaurante Comida Quente, às 20h.

Palestras

Além de escritor, Algacir Santos Júnior é palestrante. Sua primeira palestra foi sobre o Egito Antigo quando tinha apenas oito anos. Desde então, já foram cerca de 500 palestras sobre variados temas, entre eles a importância da leitura. “Elas desviaram do tema histórico porque eu quis trazer um cunho social para as palestras, para tentar melhorar a sociedade em que eu vivo”.

Reportagem: Milena Lemes