Cotidiano

Joseph Gordon-Levitt examina motivações de delator em 'Snowden'

TORONTO ? Quando o veterano cineasta Oliver Stone estava escolhendo um ator para interpretar Edward Snowden num filme, ele garante que pensou em apenas uma pessoa: Joseph Gordon-Levitt.

?Não sei porque, ele simplesmente tinha a mesma aparência, me passava um sentimento parecido e faz parte da mesma geração, além de entender de computadores?, disse o diretor à Reuters, numa entrevista no mês passado.

“Snowden” teve sua première mundial nesta sexta-feira eno Festival de Toronto e chega aos cinemas em 22 de setembro. No filme, Gordon, de 35 anos, interpreta uma década na vida de Snowden, 33. O ator alcançou a fama ainda criança na série “3rd Rock from the Sun”. Ao interpretar o personagem, tentou entender suas motivações.

? Eu tentei entender porque ele fez o que fez, o que ia na sua cabeça. E uma das perguntas que todos fazem é: ?Porque ele simplesmente não expressou suas preocupações pelos canais apropriados?

O filme gira em torno dos eventosa de 2013, quando Snowden fugiu dos EUA após expor, ao lado do jornalista Glenn Greenwald e da documentarista Laura Poitras, os programas de vigilância em massa do governo dos EUA. Ele foi acusado de espionagem e acabou conseguindo asilo na Rússia, onde vive desde então com sua namorada Lindsay Mills, interpretada por Shailene Woodley.

Gordon-Levitt disse que conseguiu compreender a desilusão de Snowden com o governo americano quando viu o diretor da Agência Nacional de Segurança, James Clapper, negar diante de um comitê do Congresso que a NSA estivesse coletando informações de milhões de americanos.

? Se o diretor da agência está sendo questionado por um senador sob juramento e mente, bem, então do que adiantaria seguir os canais apropriados?

Gordon-Levitt doou seu cachê no filme para a American Civil Liberties Union. Fundador da HitRecord, uma rádio online que reúne artistas de todo mundo, se diz otimista quanto a novas tecnologias, mas ficou mais atento aos aspectos negativos após fazer o filme.

? É bom ser otimista quanto a tudo isso, mas também é importante prestar atenção e considerar o lado ruim.