Cotidiano

José Cuervo fatura mais de US$ 900 milhões com abertura de capital

CIDADE DO MÉXICO – A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da marca de tequila José Cuervo angariou US$ 912,6 milhões (18,64 bilhões de pesos mexicanos), informou a empresa nesta quinta-feira. As ações, negociadas no México, foram precificadas dentro no topo da faixa esperada, a 34 pesos mexicanos, e saltaram mais de 8% após o mercado abrir, mas depois amenizou a alta, a 4,9%, a 35,7 pesos.

Segundo a companhia, houve necessidade de emitir um lote de ações superior ao acordado inicialmente.

Com participação de 30% no mercado global de tequila, a José Cuervo, oficialmente conhecida como Becle SA de CV, é controlada pela família mexicana dos Beckmann, que vai permanecer como maior aciosnista da companhia.

No ano passado, a empresa precisou adiar o IPO duas vezes, enquanto Trump ganhava força em direção à Casa Branca, levando a moeda mexicana a uma série de valores mínimos recorde.

Trump ameçou implementar uma pesada taxa sobre produtos que o México envia aos Estados Unidos para pagar a construção de um muro na fronteira, e também de suspender um acordo comercial com o país vizinho. Ainda assim, investidores se mostraram amplamente interessados na IPO da José Cuervo, diante dos fortes ganhos em dólar da empresa e da demanda por tequila, que não é dependente de preços.