Cotidiano

Jornal da Escola de Direito de Harvard elege uma negra como presidente

CAMBRIDGE, EUA ? Depois de 130 anos de fundação, o ?Harvard Law Review?, jornal da Escola de Direito de Harvard, inteiramente editado por estudantes e com a maior circulação entre jornais do tipo no mundo, elegeu pela primeira vez uma mulher negra como presidente. ImeIme Umana, 24 anos, terceira de quatro filhas de imigrantes nigerianos, foi eleita em 29 de janeiro entre 12 candidatos pelos 92 editores como presidente de seu 131º volume ? o jornal é publicado mensalmente de novembro a junho.

Esta presidência é considerada o topo do ranking estudantil na feroz competição do curso de Direito em Harvard e um bilhete para qualquer lugar no âmbito jurídico. Metade dos atuais juízes da Suprema Corte foram do jornal, por exemplo, mas nenhum como presidente.

? Parece mágica eu estar aqui ? disse ImeIme Umana em uma entrevista, embora seus companheiros tenham dito que sua mente afiada para a lei, seu intenso e ético trabalho, liderança e generosidade a catapultaram para o topo.

Ao contrário da enorme maioria dos graduados em cursos de direito, ImeIme Umana não quer ir trabalhar em um super escritório ganhando um salário estratosférico: ela sonha em ser defensora pública, e até já fez estágio na unidade do Bronx. No próximo verão, ela planeja trabalhar em Washington.

? Vários clientes para os quais eu trabalhei parecem comigo e são desproporcionalmente representados pelo sistema ? disse ela.