Esportes

Jon Jones é afastado do UFC 200 por doping

A esperada revanche entre Daniel Cormier e Jon Jones terá que esperar um pouco mais para acontecer. A apenas dois dias da realização do UFC 200, Jones foi retirado do card principal do evento por que foi pego no exame antidoping. Assim, a luta principal do evento de sábado, em Las Vegas, passará a reunir Mark Hunt e Brock Lesnar.

Jones testou positivo em um exame realizado no dia 16 de junho, fora de competição. O americano pode ser suspenso por até dois anos pela USADA, a agência antidoping dos Estados Unidos. Não foi revelada a substância encontrada no corpo do lutador.

– A USADA vai cuidar de todo o processo, para que o atleta possa ter um julgamento justo. Porém, como Jones estava escalado para competir contra Cormier, não tivemos tempo suficiente para fazer esse julgamento, e ele foi retirado do card. Por isso, a luta entre Brock Lesnar e Mark Hunt vai ser agora a luta principal – disse Jeff Novitsky, responsável pelo programa antidoping do UFC.

O presidente da entidade, Dana White, disse que o doping de Jones era “uma infelicidade”. Já Cormier lamentou não ter a chance de enfrentar o rival.

– Não consigo explicar exatamente como estou me sentindo nesse momento. Estou muito desapontado, trabalhei duro por isso. Estou muito surpreso porque Jon Jones parecia bem, estava falando as coisas certas, colocou um time para cuidar de sua vida. Não só seu treinador na academia, mas também um treinador de crise pessoal. Fiquei muito surpreso. Mas, no final das contas, se ele estava melhor, quem sou eu para apontar o dedo? Eu já fiz algumas coisas ruins na minha vida, já tive um divórcio por coisas que fiz fora do meu casamento. Não sou perfeito. Se alguém já me deu chances, ele merece uma chance se for fazer as coisas certas. Eu não ligo, não quero julgá-lo o tempo todo, mas estou muito surpreso. Não sou o tipo de cara que gosta de bater em quem está no chão, mas a USADA está limpando o nosso esporte – disse Cormier.

O lutador disse que toparia enfrentar outro lutador. Dana White não descartou essa possibilidade.

– Talvez alguém apareça para lutar com Cormier no último minuto. Coisas estranhas acontecem – disse.

HISTÓRICO DE PROBLEMAS

Foi a segunda vez que Jones foi flagrado no doping. Na outra ocasião, ele foi pego por cocaína, quando era dono do cinturão dos meio-pesados. Na época, ele foi apenas multado. No início do ano passado, o lutador também foi preso por fugir de um acidente de trânsito. Ele acabou perdendo o cinturão e ficou afastado do UFC por mais de um ano. Neste ano, ele acabou sendo preso mais uma vez por participar de um racha nos Estados Unidos.

O retorno de Jones ao octógono aconteceu em abril deste ano. Inicialmente, ele enfrentará Cormier, mas o atual campeão dos meio-pesados se machucou e foi cortado. Jones acabou enfrentando Ovince St Preux e o derrotou por decisão unânime dos jurados.