Cotidiano

Jacomo vazio e sem nome

A segunda-feira (25) foi de mudança no hospital Jacomo Lunardelli. No local, foram encerrados os atendimentos pelo SAS (Sistema de Convênio a Saúde) – benefício concedido pelo Governo do Paraná a seus servidores e dependentes – e de todo o setor administrativo da unidade.

Agora, os conveniados precisam ir à nova unidade do SAS e do MedSaúde, que fica em frente ao Hospital Nossa Senhora da Salete, na Rua Carlos de Carvalho. Conforme a direção da unidade hospitalar, os atendimentos ocorrem normalmente em novo endereço.

O que também mudou foi a fachada do hospital Jacomo. Todas as placas que continham a identificação da unidade estão hoje sem nome. Segundo a Secretaria de Saúde de Cascavel, isso ocorre porque a unidade foi declarada de utilidade pública e se encontra em processo de desapropriação, conforme anunciada na última semana pela Prefeitura de Cascavel, que estuda adaptá-lo como hospital público.

Não vai se pronunciar

O Jacomo Lunardelli funcionava no espaço arrendado do antigo hospital Santa Catarina, no Bairro São Cristóvão, e tinha como arrendatário o médico Rogério Lunardelli, do mesmo grupo do Hospital Salete.

Em março, Lunardelli arrematou 65% do hospital em leilão, por R$ 2,5 milhões. Isso porque a antiga administração, ainda à época do Santa Catarina, faliu e deixou uma dívida milionária. O montante arrecadado serviria para pagar essas dívidas, porém, o pagamento do arremate não foi feito por Lunardelli no tempo previsto pela leiloeira.

Desta forma, Renato Festugato Neto, que já é proprietário dos outros 35% do patrimônio, ofereceu um lance no valor mínimo de R$ 2,4 milhões. Para se tornar dono dos outros 65%, cobriu a proposta de Lunardelli, e ontem pela manhã visitou o espaço, que deve passar por reformas.

Sobre o imbróglio jurídico, a direção do hospital Nossa Senhora da Salete não quis se manifestar, informando apenas que na quarta-feira (27) vai divulgar um comunicado oficial sobre o caso.