Cotidiano

Italianos no Brasil têm mais dois dias para votar em referendo constitucional

ITALY-GOVERNMENT-ECONOMY-GRN3130CO.1.jpg

RIO – A Itália está a poucos dias de votar um importante referendo que decidirá o futuro político do país no próximo domingo. O primeiro-ministro Matteo Renzi propõe uma reforma legislativa para reduzir drasticamente os poderes do Senado – e já até prometeu que, se for derrotado na consulta popular que deverá aprovar ou não a reforma, abandonará o cargo. E, enquanto a Itália se vê dividida sob o fogo cruzado da dramática disputa entre governo e oposição, quase 500 mil italianos que vivem no Brasil também podem opinar antecipadamente, mesmo do outro lado do oceano, até quinta-feira.

Renzi argumenta que a reforma é necessária para aumentar a capacidade de governança e reduzir os custos do Estado superaparelhado, uma vez que a Itália tem uma dificuldade histórica de manter governos estáveis. No entanto, enquanto o país mostra que está profundamente dividido nas pesquisas, analistas afirmam que sua eventual derrota poderia desencadear um período de forte turbulência política.

Para ter o voto depositado nas urnas, os eleitores italianos no Brasil recebem em suas casas as cédulas eleitorais, de acordo com o endereço residencial registrado no Consulado. Quem não recebeu o envelope pode pedir uma segunda via pelo site da Embaixada da Itália no Brasil e dos Consulados italianos. Ou, então, é possível também comparecer ao Consulado para garantir o voto.
Com os papeis em mãos, basta que o eleitor assinale o voto manualmente e envie a cédula eleitoral pelos correios para o Consulado. No entanto, só serão computados os votos que chegarem ao destino até as 16 horas da próxima quinta-feira, dia 01 de dezembro. A votação no exterior é antecipada, já que os eleitores no território italiano sairão às urnas apenas no domingo.

COMUNIDADE DE PESO

Podem votar no referendo constitucional apenas os eleitores inscritos no AIRE (Registro dos Italianos Residentes no Exterior). Ou, ainda, italianos temporariamente no exterior por razões de trabalho, estudo ou atendimento de saúde e seus familiares, desde que tenham notificado o governo italiano de que votariam no exterior antecipadamente.

O Brasil conta com uma ampla comunidade italiana em seu território: são 481.782 italianos aptos a votar no país. Destes, mais de 200 mil se concentram na circuncisão do Consulado de São Paulo, que inclui os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. Segundo a Embaixada italiana no Brasil, foram enviadas 325.394 cédulas eleitorais em todo o país – embora o número de votos ainda possa variar até o último dia de votação.

Além disso, como o voto é opcional, nem todas as células enviadas aos italianos no território brasileiro voltam preenchidas para o Consulado. Em 2013, quando aconteceram as últimas eleições na Itália, 36% dos eleitores no país que receberam o pacote eleitoral efetivamente depositaram seu voto, por exemplo.