Cotidiano

Itaipulândia fará mutirão pelo meio ambiente

O Comitê Gestor Cultivando Água Boa de Itaipulândia promoverá no próximo dia 10 de junho uma grande mobilização comunitária para a limpeza de áreas de proteção do município. A atividade foi definida na última reunião do comitê, que está definindo outras ações para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.

Conforme o presidente do Comitê CAB, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itaipulândia, Amantino Luiz Donini, a ideia é mobilizar pescadores, escolas, clubes de serviço, poder público, entidades e a comunidade em geral. Os participantes da mobilização vão sair às 10h do Centro de Eventos. Os detalhes a respeito da programação serão definidos nos próximos dias. “Mais do que uma ação de limpeza, a atividade vai contar com iniciativas para sensibilização e conscientização da população”, afirmou Donini.

Além da Semana do Meio Ambiente, o comitê iniciou discussões a respeito da formação do Conselho do Meio Ambiente de Itaipulândia e outras câmaras técnicas. Donini ressaltou a importância desses órgãos para tratar de temas diversos e latentes na comunidade. Uma das preocupações, segundo ele, é com a destinação de resíduos sólidos no município.

Além disso, para a próxima reunião do comitê, já está na pauta outro assunto considerado de grande relevância, que é a suinocultura e a geração de passivos ambientais. A atividade é atualmente uma das mais importantes fontes de renda no campo em toda a região. O Comitê Gestor Cultivando Água Boa de Itaipulândia foi reativado em março, quando Amantino Luiz Donini foi eleito presidente, o ex-prefeito Lotário Knob, vice, e a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Marlei Kaefer, secretária.