Esportes

Itaipu recebe Circuito Challenge Family

Batizada de Itaipu Challenge Sunset, a etapa terá cinco provas, com expectativa de reunir 1,3 mil atletas com idades de 7 a 60 anos ou mais

Foz do Iguaçu – A usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, vai receber nos dias 8 e 9 de setembro a primeira etapa binacional do circuito de triatlo Challenge Family e a primeira do mundo com a largada à tarde e encerramento à noite.

Batizada de Itaipu Challenge Sunset, a etapa terá cinco provas, com expectativa de reunir 1,3 mil atletas com idades de 7 a 60 anos ou mais.

A principal prova será a Challenge Half Distance, no dia 9 (sábado), com percurso de 1,9 quilômetro de natação (no Lago Itaipu), 90 quilômetros de bicicleta e 21,1 quilômetros de corrida.

Também no sábado, com largada às 17h, será disputada a Challenge Sprint Distance, com percurso menor que a prova principal – 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e 5 quilômetros de corrida.

As outras provas serão na sexta-feira: Challenge Junior, para crianças de 7 a 15 anos; Challenge Women, apenas para mulheres; e Challenge For All, com percurso de dez quilômetros somente de corrida.

Responsável pela organização do circuito na América Latina, Carlos Fernando Menezes, explicou que a Challenge Family tem origem na Alemanha, em 2003, e hoje é realizada em 26 países de todos os continentes. Já é considerado o maior evento internacional de triatlo do calendário atual. No Brasil, o circuito chegou em 2014, com uma etapa inaugural em Florianópolis. Desde então, também foram realizadas provas em Maceió e Manaus. Neste ano, além de Foz, estão previstas etapas em Brasília (23 de abril), Maceió (20 de agosto) e Florianópolis (3 de dezembro).