Cotidiano

Itaipu é aprovada por 90,5% da população

A pesquisa revelou, ainda, que a usina é um destino turístico desejado para uma parcela significativa (76,3%) dos moradores

Foz – A ampla maioria (90,5%) da população do Oeste do Paraná aprova a Itaipu e confia (88,3%) na empresa. As conclusões são de uma pesquisa feita com 1.102 pessoas, em 14 municípios da região, de 31 de outubro a 8 de novembro, a pedido da Itaipu Binacional. 

A avaliação também mediu a imagem da hidrelétrica para a comunidade, classificada como “ótima e boa” para 85,5%, “regular” para 7,5% e “ruim e péssima” para somente 0,6%.

O levantamento da Radar Inteligência cobre um universo de 1.036.432 habitantes, o equivalente a 80% dos habitantes do Oeste do Paraná. Entre as cidades abrangidas estão Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Guaíra. A margem de erro é de 3%. O grau de confiança é de 95%.

De forma espontânea, Itaipu foi lembrada como uma empresa pública importante para o desenvolvimento da região Oeste para a maioria dos entrevistados (92,5%). A pesquisa revelou, ainda, que a usina é um destino turístico desejado para uma parcela significativa (76,3%) dos moradores, responsável pela análise e aplicação de resultados da Radar Inteligência.

Pertencimento

“Itaipu está tão presente na vida das comunidades da sua área de abrangência que despertou um forte sentimento de pertencimento na população. Essa imagem é hoje indissociável”, analisa o sociólogo Arilson Sabadin, responsável pela análise e aplicação dos resultados da Radar Inteligência.