Cotidiano

Israel está construindo muro subterrâneo ao redor de Gaza, diz site

PALESTINIAN-ISRAEL-GAZA-CONFLICT-DEMO-37.jpgJERUSALÉM ? Israel está construindo um muro subterrâneo profundo em torno da Faixa de Gaza, num esforço para combater a ameaça de militantes do Hamas que usam túneis para ataques, informou o site israelense Ynet. O Ministério da Defesa de Israel se recusou a comentar o assunto.

De acordo o portal, o novo muro irá reforçar a cerca já existente na fronteira, construída depois de Israel retirar seus assentamentos judaicos da Faixa de Gaza, em 2005. A obra está estimada em US$ 570 milhões e estenderá a fronteira entre Israel e Gaza em mais de 60 quilômetros.

A iniciativa vem quase dois anos após Israel travar uma mortífera guerra de 50 dias com o grupo radical islâmico em Gaza, que deixou mais de dois mil palestinos mortos ? do lado israelense, 72 pessoas morreram.

A presença de mais de 30 túneis de ataque do Hamas construídos em torno da periferia de Gaza chocou cidadãos israelenses durante o conflito de 2014. Pelo menos 14 deles alcançavam comunidades residenciais em Israel. Moradores ainda relatam barulhos de escavação debaixo de seus pés.

Em 2014, líderes israelenses justificaram a guerra para acabar com arsenal de foguetes do Hamas e desmantelar a ameaça dos túneis. Um oficial militar israelense, no entanto, afirmou ao jornal ?The Washington Post? na sexta-feira que a guerra não tinha conseguido pôr fim à possibilidade de um futuro conflito.

Pelo menos três novos túneis foram descobertos no ano passado, e foguetes ainda são disparados periodicamente a partir da Faixa de Gaza contra Israel.