Esportes

Iraniana paraplégica é eliminada mas emociona no Sambódromo

RIO ? Uma atleta iraniana emocionou a pequena torcida presente nesta terça-feira no Sambódromo para as disputas do tiro com arco. Zahra Nemati, de 31 anos, é paraplégica e atual campeã paralímpica. No Rio, ela fez sua estreia em uma Olimpíada, sendo eliminada pela russa Inna Stepanova por 6 a 2. Zahra Nemati foi a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura.

Para a torcida, o resultado pouco importou. Cada flechada de Zahra era comemorada efusivamente – e ela não fez feio, acertando várias vezes no alvo, recebendo a pontuação máxima, o 10. A russa, porém, foi mais consistente.

Zahra saiu aplaudida. Na área reservada para a conversa com os jornalistas, se emocionou e chorou. Pediu um tempo e conversou rapidamente, já apressada pelo seu técnico.

?Eu não conseguia controlar minha empolgação. Uma Olimpíada é algo muito grande, especialmente quando é sua primeira vez. Acho que fui bem, mas a russa foi melhor. Agora quero tentar o ouro na Paralimpíada.

Zahra praticava taekwondo até perder o movimento da cintura para baixo em um acidente de carro, em 2003. Três anos depois, passou a se dedicar ao tiro com arco. Em Londres-2012, foi ouro no individual e bronze por equipes na Paralimpíada.