Cotidiano

Irã repatria mais de 500 itens arqueológicos de museus na Europa e EUA

64780129_In this photo taken on Monday Feb 6 2017 Special Assistant to the Iranian President on Citi (1).jpgTEERÃ – Artefatos persas antigos, antes pertencentes a museus e coleções do Ocidente e datados em até 3,5 mil anos atrás, retornaram recentemente ao Irã e estão sendo exibidos ao público desde esta segunda-feira. Os 558 itens podem ser visto no Museu Nacional de Teerã, na capital do país. Links arqueologia

Mohammad Hassan Talebian, à frente do departamento de patrimônio cultural, artesanatos e turismo do país, contou à agência Associated Press que todos os itens foram repatriados nos últimos dois anos e meio da Inglaterra, Bélgica, Itália e Estados Unidos.

Ele credita o feito à melhoria nas relações entre Teerã e o Ocidente, sobretudo após o recente acordo nuclear entre os dois países em 2015.

? A atmosfera após o acordo nuclear foi muito importante. Ele tornou mais fácil trazer de volta estes objetos para casa.

64780125_In this photo taken on Monday Feb 6 2017 an Iranian journalist takes note as she covers a s.jpgO conjunto de peças inclui ferramentas de caça e agulhas de costura da Idade do Ferro, além de um par de colares com mais 2 mil anos ? época de ouro da Pérsia com o Império de Aquemênida, fundado por Ciro, O Grande.

Entre os itens mais antigos, estão dezenas de tigelas de barro, jarras e moedas com mais de 3,5 mil anos, anteriormente instalados no Instituto Oriental da Universidade de Chicago, nos EUA.

Myriam Rahgoshay, uma entusiasta da arte, afirmou que o retorno dos artefatos do exterior é um estímulo chave para a identidade nacional do Irã.

? Esta é uma fonte de grande orgulho e prazer, porque nossa identidade, que é sujeita à desintegração, está se tornando íntegra novamente ? comemorou Myriam. 64780105_n this photo taken on Monday Feb 6 2017 clay tags returned to Iran by the US are presented.jpg