Cotidiano

Irã negará qualquer pedido americano para renegociar acordo nuclear

DUBAI – O presidente iraniano, Hassan Rohani, descartou nesta terça-feira que seu país renegocie o acordo nuclear assinado com as grandes potências, em caso de um pedido neste sentido do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

? O acordo nuclear está fechado, foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU e se converteu em um documento internacional. É um acordo multilateral, e não tem sentido renegociá-lo ? declarou Rohani em uma coletiva de imprensa, um ano após a entrada em vigor do acordo.

Em entrevista na segunda aos jornais alemão ?Bild? e britânico ?The Times?, o presidente eleito dos Estados Unidos definiu este acordo como “um dos piores jamais assinados (…), um dos mais estúpidos”, apesar de se negar a dizer se vai rejeitá-lo ou não. Rex Tillerson, escolha de Trump para a Secretaria de Estado, disse na semana passada que recomendaria uma “revisão total” do acordo nuclear, mas não falou sobre rejeição completa.

Rouhani disse que Trump não pode cancelar unilateralmente o acordo nuclear que Teerã assinou com potências mundiais, incluindo Washington, e que conversas sobre renegociação são “sem sentido”.

? O presidente eleito mostrou não estar feliz sobre o acordo nuclear, chamando-o de pior acordo já assinado. Isto é somente conversa vazia ?disse o presidente iraniano.

Rohani classificou as palavras de Trump de meros “slogans”.

? Não creio que aconteça nada quando chegar à Casa Branca ? declarou o presidente iraniano.

Sob o acordo do Irã com EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China, Teerã concordou em diminuir seu programa nuclear para indicar às potências de que não pode ser usado para desenvolver bombas nucleares. Em troca, o Irã recebeu alívio de sanções, que em maioria foram removidas em janeiro de 2016.