Cotidiano

Irã derrota marinha americana em novo filme de animação

DUBAI – Um longa-metragem de animação sobre um confronto armado entre a guarda revolucionária iraniana e a marinha americana está prestes a estrear nos cinemas do Irã. Segundo o diretor de ?Batalha do Golfo Pérsico II?, Farzhad Azima, o filme está sendo rodado há quatro anos e é uma coincidência que o lançamento seja agora, que Donald Trump está na Casa Branca. No início de fevereiro, o presidente americano endureceu seu discurso a respeito do país. Hollywood criou muitos filmes contra o Irã; existem vários jogos de computadores em que os soldados americanos conquistam o nosso país. Nós fizemos esse filme como uma resposta a essa propaganda

A animação de 88 minutos começa com o exército americano atacando um reator nuclear iraniano, enquanto a marinha dos Estados Unidos está no golfo acertando localidades estratégicas do país. O Exército dos Guardiões da Revolução Islâmica (EGRI), uma divisão de elite das forças armadas do Irã, responde aos ataques com muita força, fazendo chover mísseis nos navios americanos.

?Eles naufragam e o filme termina com os navios americanos servindo de aquário para os peixes no fundo do oceano?, conta Azima. ?Hollywood criou muitos filmes contra o Irã; existem vários jogos de computadores em que os soldados americanos conquistam o nosso país. Nós fizemos esse filme como uma resposta a essa propaganda,? completou o diretor, de 35 anos.

?Eu espero que a animação mostre a Trump como os soldados americanos irão enfrentar uma derrota humilhante se eles tentarem atacar o Irã?. A tensão entre Teerã e Washington, que romperam relações diplomáticas em 1980 depois da Revolução Islâmica de 1979, se acentuou com a posse de Trump.

No início de fevereiro, o presidente dos Estados Unidos impôs sanções contra o Irã por conta de testes com mísseis. O presidente declarou em seu Twitter que os testes eram um reflexo do ?desastroso acordo que os Estados Unidos assinaram com eles (Irã)?, se referindo ao acordo nuclear feito em 2015 por Barack Obama.

COMANDANTE QASSEM

Um dos personagens principais da animação foi intencionalmente descrito como Qassem Soleimani, o comandante do EGRI, o responsável por supervisionar as operações militares do Irã na Síria e no Iraque contra os militares islâmicos.

Azima buscou contato com Soleimani para garantir que não haveria problemas em sua aparição no filme, mas não conseguiu uma resposta. Figuras próximas ao comandante aconselharam o diretor a manter o personagem, mas a tirar o nome de Qassem na edição final.

Diferentemente das grandes produtoras hollywoodianas, o Fatima Zahra Animation Studios, estúdio da animação responsável pelo filme, tem time pequeno e orçamento reduzido. Eles não receberam nenhum tipo de financiamento do governo e não estão ligados ao EGRI.

?Nossos animadores não trabalham por dinheiro, mas por suas crenças e amor ao país. Todo mundo está surpreso que conseguimos criar algo com tamanha qualidade em uma condição tão baixa,? ele disse.

A estreia está prevista para quando o filme conseguir as permissões necessárias das autoridades culturais.

O trailer fez sucesso nas redes sociais, sendo compartilhado por milhares de pessoas. O diretor acredita que os jovens iranianos mostraram interesse pela animação pois ?eles querem que alguém mostre o poder do país deles?. Trailer “Battle of persian gulf II”