Cotidiano

Investimento da indústria cai, mas expectativa tem ligeira melhora

BRASÍLIA – A intenção de investimento da indústria para 2017 continua em baixa, mas apresentou ligeira melhora em relação aos dados do ano passado, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira. De acordo com os dados, apenas duas a cada três das grandes indústrias instaladas no país investiram em 2016, o menor percentual desde 2010. Para este ano, porém, a perspectiva é de que mais empresas venham a investir.

O percentual registrado na pesquisa é de que 67% das indústrias querem investir no ano, percentual acima do percebido em 2016 (64%), mas ainda muito abaixo do nível histórico e mesmo do verificado em 2015 (76%). Em 2011, esse percentual era de 94%.

Das empresas que querem investir, porém, só uma a cada cinco querem elevar sua capacidade de produção neste ano. Quando as empresas pensam em investir, revela a pesquisa, o alvo principal é a redução de custos e o aumento da produtividade.

O levantamento da CNI apontou que, das empresas eu planejavam investir no ano passado, 41% realizaram seus planos parcialmente, 9% adiaram-nos para este ano e 10% cancelaram ou suspenderam o planejamento por prazo indeterminado.

Os empresários apontam a incerteza econômica 80% das vezes como principal motivo para a frustração dos planos de investimentos. Logo depois estão a reavaliação da demanda e a ociosidade elevada e, em seguida, os custos dos financiamentos.

A pesquisa feita pela CNI foi feita entre 21 de novembro e 9 de dezembro com 584 empresas de grande porte, que têm mais de 250 empregados.