Cotidiano

Inovação, tecnologia e mercado será realizado em Toledo

O evento conta com palestras, exposições, cursos e desafios

Toledo – Toledo recebe a partir de hoje (22) no Teatro Municipal o maior evento de Tecnologia da Informação e Tecnologia da Comunicação do Oeste. Uma iniciativa do Toledo IT em parceria com o Iguassu-IT. O evento deve reunir empresas, universidades, centros de pesquisas e empreendedores, na pauta inovação, tecnologia e mercado.

O Brasil é uma referência importante em Inovação Tecnológica e o oeste do Paraná mostra nestes três dias de programação que faz parte deste contexto. O diretor administrativo da empresa e coordenador da Toledo IT, Edilson Backes explica a importância deste Evento. “Fizemos parte deste setor e desta história de desenvolvimento e evolução da TI na região e no Brasil. Temos diversos talentos, empresas e empreendedores extremamente criativos, por isso, temos que dar visibilidade ao que somos capazes de desenvolver e de forma parceira, complementar e associativa daremos passos largos no Setor de Tecnologia Inovação e Comunicação – TIC, a partir da nossa região”.

O TIC no oeste se desenvolve alinhado ao associativismo. “Esta é uma cultura da nossa região. Estamos vinculados ao Arranjo Produtivo Local – APL Iguassu-IT. Somos 45 empresas associadas, já temos R$ 6 milhões captados em projetos e já passamos por 15 mil horas de capacitação, ou seja, o TIC no oeste representa uma fatia no cenário nacional”.

A APL reúne os principais agentes de TIC no oeste e os resultados já são visíveis. “Hoje somos capazes de prospectar novos mercados, desenvolvemos ferramentas que ajudam a desenvolver competências que irão contribuir para uma gestão voltada à inovação, transitamos por diversas áreas de TI, e assim criamos instrumentos de gestão e eficiência. E ainda, esta relação nos colocou numa posição protagonista, por isso o lema deste evento é: O PigData é para reunir aqueles que não querem só ver as mudanças acontecerem, mas querem fazer parte delas”.

A Programação do PigData prevê mostras, palestras cursos e desafios. As atividades seguem até o dia 24 de agosto, no Teatro municipal.