Política

Inmetro vai verificar os hidrômetros defeituosos

Equipes estão trocando os equipamentos que passarão por testes

Foto: Aílton Santos
Foto: Aílton Santos

Após denúncias de que hidrômetros marcavam consumo de água mesmo com o registro fechado, a Sanepar iniciou ontem a troca dos equipamentos apresentados pelos vereadores, que acompanham toda a situação. Aqueles que foram retirados serão enviados para aferições do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Na semana passada, a Sanepar emitiu resposta à Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de Cascavel, alegando que precisa de mais 15 dias para se posicionar sobre o pedido de suspensão da troca de todos os equipamentos na cidade.

Foram oficializadas 44 denúncias de falhas nos equipamentos e cobranças indevidas. Os vereadores haviam dado prazo de 48 horas para a empresa se manifestar sobre o pedido de suspensão de instalação dos hidrômetros e ontem à tarde o ofício chegou até o presidente da comissão, Celso Dal Molin (PL).

A empresa informou que “avalia todos os casos, de maneira individual, inclusive os 44 casos enviados pela Comissão, e realiza aferições e acompanhamentos de todos. Serão necessários mais 15 dias para apresentação de resultados à comissão – após a conclusão completa e individual a Sanepar terá condições de decidir pelo pedido”.

A Comissão decidiu esperar até o dia 20 o posicionamento da Sanepar. Os vereadores Pedro Sampaio (PSDB) e Roberto Parra (MDB), que também integram a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, fizeram novas visitas a moradores que denunciaram irregularidades pelo telefone (45) 99116-1648. “A empresa não pode usar métodos ilegais para prejudicar o consumidor”, afirma Sampaio.