Cotidiano

Inmet prevê tempestades no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

De acordo com o Simepar, áreas de instabilidade que se desenvolveram no Paraguai avançam progressivamente para o leste

Inmet prevê tempestades no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para riscos de temporais na Região Sul do País nesta segunda-feira (9). De acordo com as previsões, deve chover de 30 a 100 mm/dia, com risco de ventos fortes, entre 60-100 km/h. Também há alerta para possibilidade de granizo para parte dos três estados do Sul. Consequentemente, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Ações recomendadas

– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

– Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As áreas em alerta ficam nas seguintes regiões: Região Metropolitana de Curitiba, região central, litoral, norte, oeste, sudoeste e sul do Paraná, oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta inferior e superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, , Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense e Planalto Norte Catarinense.

Instabilidade 

Já de acordo com o Simepar, áreas de instabilidade que se desenvolveram no Paraguai avançam progressivamente para o leste.

Chuvas isoladas já foram registradas na tarde de domingo na Serra da União, municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras e próximo do Parque Nacional do Iguaçu, Lindoeste, sul de Cascavel, Santa Lúcia e Boa Vista do Aparecida.

Com a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, a instabilidade atmosférica aumenta nas regiões oeste, sudoeste e sul do Paraná.

No sul do Estado, há registro de chuvas acompanhadas com descargas elétricas. A imagem dos radares do Simepar mostra a área de chuva que atua no sul do Estado:

Em Cascavel, a previsão é de chuva para segunda e terça-feira, quando as temperaturas caem um pouco.  Na quarta-feira o dia deve ficar nublado e o sol pode aparecer somente na sexta-feira. Veja a previsão completa para os próximos dias:

 

Fonte: Cris Loose / Simepar / Inmet/ Portal da Cidade de Santa Helena