Esportes

Ingrid leva atleta para quarto na Vila, briga com dupla e internet defende Giovanna

ingrid-giovanna.jpgRIO – Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso encerraram na terça-feira suas participações como dupla no Rio-2016 com um amargo 8º e último lugar na plataforma de 10m sincronizada, nos saltos ornamentais. O resultado é, provavelmente, fruto de uma falta de sincronia das atletas fora das piscinas e da briga pública que abalou o Time Brasil às vésperas da prova. Os ingredientes da confusão são novelescos: namoro na Vila Olímpica, barraco e uma quase expulsão de Ingrid dos Jogos Olímpicos deste ano.

Se por um lado o relacionamento entre Ingrid e Giovanna não era dos melhores há um tempo, por outro, um desentendimento sobre o salto que a dupla apresentaria não ajudou muito. O “climão” entre as duas se intensificou ainda mais quando Ingrid ficou com outro atleta da delegação brasileira e o levou até o quarto que dividia com Giovanna. Ela chegou a ser convidada a se retirar e houve uma discussão calorosa.

Giovanna teve, então, de se abrigar em outro cômodo do apartamento. No dia seguinte, a atleta contou aos superiores que a parceira dormiu acompanhada. Chegaram a tentar abafar o caso, mas não deu. A história vazou e boa parte dos demais atletas do Time Brasil que souberam do incidente se posicionaram ao lado da Giovanna.

Nas redes sociais, Ingrid foi duramente criticada pela atitude: “Existe um diferencial na equipe dos Estados Unidos e creio que seja o foco total em obter o ouro, agora olha o foco das competidoras brasileiras…”, comentou um no Facebook. Outro foi além: “O que falta para o atleta brasileiro é acompanhamento psicológico. Sem foco no objetivo principal, ficamos distantes dos atletas mundiais”.

Houve ainda quem desqualificasse a carioca para ser atleta: “Essa moça tem que ser atriz, modelo… Não tem responsabilidade para representar o Brasil”.

Mas a história não parou por aí. A crise entre Ingrid e Giovanna chegou ao alto escalão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o afastamento da primeira da delegação foi cogitado.

Após a final da prova que deixou a dupla em último, Ingrid foi perguntada se considerava que Giovanna estava chateada com ela por causa do episódio na Vila:

– Acho que não, porque nós já estávamos brigadas antes disso – disse.

As duas já haviam se estranhado em outras oportunidades. A última delas sobre o foco que cada uma pretendia dar nos treinos: Ingrid queria treinar mais sua série individual, enquanto Giovanna queria focar na série sincronizada.

Ingrid volta na prova individual da plataforma, dia 17 de agosto. Giovanna encerrou sua participação nos Jogos.