Política

Informe da redação: oração, covid-19 e pressão

Oração e crença
O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, divulgou dois vídeos ontem, um falando que acabaram os leitos de UTI em Cascavel e região, no outro, pede reflexão, oração e crença na ciência. Apelos justos e mais do que necessários. Embora um pouco atrasados. Há um mês a reportagem do Jornal O Paraná vinha cobrando, dia sim, dia não, se seriam adotadas medidas mais rígidas ou emitidos alertas diante do aumento de casos de covid-19. De modo geral, a imprensa alertava sobre aglomerações e principalmente falta de fiscalização. As respostas eram sempre negativas, como se tudo estivesse sob controle. Infelizmente, para todos, não estava!

Conscientização
Thiago disse, em um dos vídeos, que não precisa fazer lei para que as pessoas saibam da sua responsabilidade. Infelizmente, a prática nos prova, diariamente, que, além de lei, é preciso também fiscalização. Caso contrário, vira um vale-tudo.

Pressão
A pressão estourou em cima de Thiago Stefanello, que pretendia deixar a secretaria neste mês. Contam que até o Ministério Público pediu para que ele não saia agora, em meio a esse cenário caótico.

Privatização
O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais ontem que o TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou a concessão de mais três projetos do Ministério da Infraestrutura: 22 aeroportos da sexta rodada, que serão concedidos em três blocos. Divididos em três blocos, serão leiloados aeroportos das Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, dentre eles estão Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina.

Reta final
Guto Silva, chefe da Casa Civil, informou que lideranças do governo do Paraná se reuniram para tratar sobre projetos em andamento e a reta final de mais um ano de gestão. “Em reunião com o governador Ratinho Junior e o líder do Governo na Assembleia legislativa, Hussein Bakri, tratamos sobre o fechamento da pauta legislativa deste ano, com o encaminhamento de projetos para o Legislativo, trabalho intenso nessa reta final de mais um ano de gestão”, afirmou Guto.

Regime aberto
O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a progressão de regime a Nelson Meurer Júnior, filho do ex-deputado Nelson Meurer, que morreu em julho de covid-19. Júnior foi condenado a quatro anos, nove meses e 18 dias de prisão em regime inicial semiaberto. Agora, passará para o aberto. Fachin determinou que o filho do ex-deputado deverá comprovar exercício de atividade laboral e que caberá ao Juízo das Execuções Criminais da Comarca de Francisco Beltrão determinar eventuais condições ao regime.

Transporte público
O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei do Senado que previa repasse de até R$ 4 bilhões a estados e municípios para garantir a prestação do serviço de transporte público coletivo de passageiros e reequilibrar os contratos impactados pelos efeitos da pandemia da covid-19. O repasse era esperado pela Prefeitura de Foz, que decretou no dia 2 de dezembro intervenção no transporte coletivo da cidade e prometeu reestabelecer as linhas suspensas desde março.

Biscoitos e refri
Crise? Só se for pra você. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) abriu licitação, no valor de R$ 459 mil, para comprar biscoitos, refrigerante e doce de leite, entre outras guloseimas. A lista inclui 144 quilos de biscoito casadinho recheado com goiabada e 1.833 litros de refrigerante, além de leite condensado, chocolate granulado, gelatina, iogurte, goiabada, pêssego em calda e queijo.