Política

Informe da redação: Fura-fila da vacina, PT e PSTU

Vacina Oxford/AstraZeneca para imunizacao  em profissionais de saude do Hospital de Reabilitação do Paraná que tem leitos exclusivo de combate à Covid-19.  Curitiba, 27/01/2021. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Vacina Oxford/AstraZeneca para imunizacao em profissionais de saude do Hospital de Reabilitação do Paraná que tem leitos exclusivo de combate à Covid-19. Curitiba, 27/01/2021. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Fura-fila da vacina

Quatro dos cinco suspeitos de terem furado a fila de vacinação contra a covid-19 em Rio Branco do Sul confirmaram presença na Audiência Pública convocada para esta terça, às 10h, na Assembleia Legislativa. O evento é organizado pela CEI (Comissão Especial de Investigação) da Alep que apura fraudes de vacinação contra a covid-19 no Paraná, e será pelo sistema remoto devido aos protocolos sanitários adotados na pandemia. “Essa audiência visa resguardar a credibilidade da vacinação no Paraná. Destacando o exemplo da prefeita [Karime Fayad], que apurou os casos e denunciou os fura-filas. Pessoas que usaram a sua prerrogativa da área de saúde para vacinar fora da lista de prioridade na imunização, incluído um jovem de 17 anos”, explicou o deputado Delegado Francischini (PSL), presidente da Comissão Especial.

 

 

PT e PSTU

De saída “anunciada” do MDB, o ex-governador e ex-senador Roberto Requião está à procura de um partido onde possa ser o mandachuva ao lado do herdeiro político deputado estadual Requião Filho. A primeira opção é o PT, onde seria coadjuvante. Já o nanico PSTU lhe traria maior comando. Além desses, são sondados Psol, Rede Sustentabilidade e PCdoB.

 

Ala do MDB reage

E por falar em MDB, uma ala reagiu às articulações do ex-presidente Lula para atrair o apoio do partido na disputa presidencial de 2022, a qual já prepara contraofensiva. Desde que teve suas condenações na Lava Jato anuladas, Lula tem mantido diálogo com caciques emedebistas na tentativa de restabelecer a aliança da época em que o PT foi governo.

 

Grupo anti-Lula

Ex-líder da bancada ruralista na Câmara e próximo ao presidente Jair Bolsonaro, o deputado Alceu Moreira (RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães, lidera o grupo anti-Lula do MDB. O parlamentar gaúcho vai iniciar um ciclo de debates e consultas aos filiados para posicionar institucionalmente a legenda no chamado “centro democrático”. “Não passa de um devaneio o MDB apoiar Lula. O centro é ser radical contra o radicalismo. Se há um partido que é de centro, é o MDB”, disse Moreira.

 

Avanço

O movimento para barrar o avanço de Lula no partido conta com o apoio de Temer e dirigentes emedebistas do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estados que historicamente se alinham contra o PT em eleições presidenciais.

 

Casa nova

Já o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou em entrevista à rádio O Povo CBN que há “uma possibilidade bem grande” de o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao seu partido, o PRTB. E disse ainda que “é uma possibilidade” concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2022.

 

Bico na PC

Depois de regulamentar o bico aos policiais militares, o governador Ratinho Junior anuncia nesta terça-feira (11) os termos do decreto que regulamenta a diária por atividade extrajornada para policiais civis. O pagamento está previsto na Lei Estadual 19.130, sancionada em 2017, mas que ainda não foi colocada em prática. Na semana passada, o governador assinou decreto similar para a Polícia Militar. O assunto será apresentado às 10h, no Palácio Iguaçu.

 

 

Retorno das aulas

Em uma versão muito mais reduzida que a esperada inicialmente, as aulas presenciais da rede estadual do Paraná voltaram nessa segunda-feira (10). Cerca de 200 escolas reabriram as salas (10% do total), fechadas desde março do ano passado. O secretário estadual da Educação e Esporte, Renato Feder, disse que a “rede estadual está preparada para a volta das aulas presenciais”. Em entrevista divulgada ontem pela AENotícias, Feder fala sobre investimentos durante a pandemia e avanço na tecnologia para a transmissão das aulas on-line. Contudo, ignorou a greve, deflagrada pela APP-Sindicato. Nesse primeiro dia, a adesão à mobilização foi bastante tímida.