Política

Informe da redação: Feriadões de 2021, de férias e débitos

Feriadões de 2021

Após um ano com vários feriados “cancelados”, 2021 promete alegria para o setor do turismo. O primeiro cai numa sexta, 1º de janeiro. Além do Carnaval (16 de fevereiro), da Sexta-Feira Santa (2 de abril) e de Finados (quinta, dia 3 de junho), outras datas vão permitir aquela esticadinha: Independência do Brasil (7 de setembro) será numa terça, assim como Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), e Finados (2 de novembro). Já a Proclamação da República (15 de novembro) cairá na segunda. Além disso, Tiradentes (21 de abril) ficou na quarta, Dia do Trabalhador (1º de maio) num sábado, e o Natal, num sábado.

 

De férias

Por falar em feriadões… O ministro da Economia, Paulo Guedes, tirou as sandálias do armário e fica de férias até 8 de janeiro. A previsão inicial era de que ele entraria em férias em 18 de dezembro, mas, no fim, ficaram 12 dias apenas. Outros dois ministros também darão uma pausa: André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública (de 23 a 31 de dezembro), e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo (4 a 11 de janeiro).

 

De férias II

E por falar em férias… Às vésperas das posses, os atuais e os futuros mandatários deram uma sumida geral. A maioria aproveitou para emendar os feriados.

 

Débitos I

Os contribuintes inscritos na dívida ativa da União por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus têm só até hoje (29) para aderir aos quatro tipos de Acordo de Transação disponibilizados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

 

Débitos II

Segundo levantamento feito no começo de 2020 com informações da assessoria de imprensa da PGFN, existem cerca de 5,5 milhões de devedores, que somam R$ 1,9 trilhão em atrasos. Só no Paraná, são mais de 1 milhão de débitos anotados, equivalentes a R$ 144 milhões em dívidas.

 

Isolado

Diagnosticado com covid-19, o vice-presidente Hamilton Mourão tomou medicamentos para dor e febre e apresenta “bom estado de saúde”, segundo boletim médico divulgado ontem. Mourão está fazendo uso da hidroxicloroquina, annita e azitromicina. “O estado geral de saúde do vice-presidente da República é bom, encontrando-se em isolamento na residência oficial do Jaburu”, diz a nota divulgada pela assessoria de comunicação de Mourão.

 

Sintomas

Mourão divulgou teste positivo para o novo coronavírus no domingo. Antes disso, segundo a assessoria, o vice-presidente “apresentou mialgia [dor no corpo], cefaleia [dor de cabeça] e febre, que não passou de 38 graus, o que o levou a fazer o exame, confirmando o teste positivo”.

 

Susto

O deputado federal Fernando Giacobo (PL) foi internado na manhã dessa segunda com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral). À tarde, em seu perfil do Instagram, informou que teve “um pico de pressão muito alta e desmaiei com muita dor de cabeça”. Segundo a nota, continuava internado em um hospital de São Paulo fazendo exames.

 

Exonerado

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, exonerou do cargo o secretário de Serviços Integrados de Saúde da Corte, Marco Polo Dias Freitas, servidor que teria sido responsável pelo pedido feito à Fiocruz de “reserva” de vacinas contra covid-19 para 7 mil funcionários da Corte. Fux diz que Freitas enviou o documento à Fiocruz sem seu conhecimento.