Política

Informe da redação: #Duplica277ja, vacina contra a covid e eleições

#Duplica277ja

O movimento criado para cobrar a duplicação da BR-277 faz contagem regressiva pelo fim dos contratos de concessão das rodovias paranaenses. Hoje, por exemplo, faltam 368 dias de contrato. O grupo está convidando a todos para que, na próxima segunda, dia 26, quando faltar exatamente um ano para o término da concessão, manifestem-se pelas redes sociais com a hastag #duplica277ja.

 

Vacina contra a covid

Estudo com 2.771 brasileiros feito pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília aponta que a associação com uma vacina contra a covid-19 vinda da China reduz em 16,4% a intenção de imunização da população. Quanto à vacina russa, a intenção diminui 14,1%. O mesmo não ocorre, no entanto, quando se trata dos imunizantes produzidos nos Estados Unidos e na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

 

Eleições

Pesquisa do Instituto Opinião/Band FM Foz, aponta Chico Brasileiro (PSD) na liderança para a reeleição em Foz do Iguaçu, com 42,3% das intenções de voto. Em segundo lugar está Paulo Mac Donald (Podemos), com 36,5%. Indecisos somam 5,9%, os que declararam voto nulo ou branco são 3,4% e, não opinou, 0,1%. Foram ouvidos 800 moradores de 18 a 20 de outubro. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro, de 3,44%. O registro no TSE é o PR-09244/2020.

 

Os demais

A pesquisa informa a polarização da disputa, pois o terceiro colocado tem apenas 4,8% das intenções de voto (Tatiana Fruet, do Pros). Em seguida estão: Sidnei Prestes (Republicanos), 3,2%; Ranieri (PRTB) 1,8%; Luiz (PT), 1,3%; Nelton Friedrich (PDT), 0,5%; Alemão (PCdoB), 0,2%; Cassio Lobato (Patriota), 0%.

 

Alguma chance?

Por falar em eleições… A três semanas das eleições, o deputado Fabio Ramalho (MDB-MG) apresentou projeto que cancela o pleito deste ano. Ele argumenta que a pandemia do novo coronavírus limita a efetiva participação democrática. O projeto transfere as eleições para outubro de 2022, e unifica permanentemente as eleições. Não custa lembrar que esse assunto já foi amplamente debatido, e totalmente descartado.

 

“Novo” Ipardes

O Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, tem novo diretor-presidente: Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi substitui Carlos Gomes Pessoa. O órgão também tem um novo portal e nova identidade visual, que remete a “novos horizontes, avanços e tecnicidade”. Lorenzi é engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e doutor em Administração.

 

Fiscalização

​Estudantes, pais, professores e toda a comunidade ganharam mais uma ferramenta para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas do Paraná. É o aplicativo Na Ponta do Lápis, lançado pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná). Seu objetivo é fortalecer o controle social sobre as políticas públicas, fazendo com que o dinheiro investido gere serviços de melhor qualidade à população.

 

Visita a Pazuello

O presidente Jair Bolsonaro visitou ontem o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que foi diagnosticado na última quarta-feira com covid-19. A visita foi transmitida ao vivo na rede social do presidente.