Política

Informe da redação: Decreto pela responsabilidade, Custo Brasil e voto auditável

Decreto pela responsabilidade

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, anunciou ontem, pelas redes sociais, que não fará novo decreto com medidas restritivas porque quer “medir o grau de maturidade da cidade”. É que entrou em vigor ontem decreto estadual que amplia o toque de recolher em uma hora (das 22h às 5h) e prevê o fechamento de todo o comércio nos domingos, inclusive shoppings e restaurantes, que poderiam atender apenas em delivery. Para Paranhos, as pessoas já sabem o que podem e o que não podem fazer e que quer fazer um teste “para saber o que queremos para a nossa cidade”. Segundo ele, fiscais vão percorrer os locais fim de semana, sem autuar, mas colhendo informações que serão analisadas na segunda-feira e “voltamos a falar quem cumpriu, quem tem compromisso e quem não tem”. “Responsabilidade com liberdade ou liberdade com responsabilidade”, conclui o prefeito.

 

Ameaçados

A CPI da Pandemia do Senado vai encaminhar à Polícia Federal cópias de ameaças e xingamentos feitos nas últimas semanas a parlamentares que integram o colegiado. A solicitação de encaminhamento do conteúdo – que chega via WhatsApp ou redes sociais – para providências foi feita ontem pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

 

Frequentes

Ao acatar o pedido, o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), disse que as ameaças têm sido frequentes: “Isso daí está virando uma rotina, mas o papel nosso é continuar trabalhando aqui”, avaliou Aziz.

 

Tigrão & tchutchuca

Bem ao seu estilo, o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR) disse ontem que o ex-chanceler Ernesto Araújo se comportou como uma tchuthuca na CPI da Covid: “Ernesto Araújo é o próprio tigrão no Itamaraty e tchutchuca na CPI”, disparou Requião, que foi presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado.

 

Despedida

Faleceu ontem, aos 55 anos, o presidente nacional do Podemos e ex-candidato a prefeito de Londrina, o empresário Marcio Stamm. “Uma perda inestimável, deixará o exemplo”, lamentou, nas redes sociais, o senador Alvaro Dias.

 

Custo Brasil I

A Fiep promove, nesta quinta (20), às 9h, evento virtual para debater o Custo Brasil e seus impactos para o setor industrial. O encontro terá a participação do presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, do industrial Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do MBC (Movimento Brasil Competitivo), e de Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.

 

Custo Brasil II

Eles falarão sobre o projeto que o MBC e o ministério desenvolvem em parceria, com o objetivo de encontrar soluções que resultem na redução do chamado Custo Brasil. Estudos chegaram à conclusão de que, por ano, o setor produtivo nacional tem gastos adicionais de R$ 1,5 trilhão, quando se comparam as condições de produção no País com as de outras nações industrializadas. Para assistir ao evento, acesse pelo QR code.

 

Voto auditável

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa sobre o voto impresso aprovou o plano de trabalho do relator, deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), e requerimentos de audiência pública. Barros propôs a realização de pelo menos seis debates para ouvir autoridades, como ministros e ex-ministros do TSE. Também serão convidados especialistas em segurança cibernética e criptografia, auditores do TSE e independentes, além de representantes de partidos políticos. “Queremos debater inúmeros temas dentro do tema principal, que é o voto auditável para chegar a um texto de consenso”, declarou.