Cotidiano

Indicados à diretoria do BC defendem tripé macroeconômico

BRASÍLIA – A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) sabatina nesta manhã os quatro indicados à diretoria do Banco Central. Eles repetiram o discurso feito pelo novo presidente da autarquia, Ilan Goldfajn: a volta do tripé macroeconômico no lugar da nova matriz econômica que vigorou no governo Dilma Rousseff.

Reinaldo Le Grazie, indicado para a diretoria de Política Monetária disse que o crescimento econômico sustentável é o caminho para a ampliação do emprego e das oportunidades de ascensão social e de distribuição de renda.

? Para retornarmos a um ambiente de estabilidade, confiança e crescimento, é preciso o resgate dos princípios do tripé macroeconômico e sua aplicação da forma plena.

Ele reafirmou que o controle da inflação é condição indispensável para a retomada do crescimento. Le Grazie disse que inflação baixa é aquela que não cria um ?reajuste inercial?. E ainda tocou em outro ponto: afirmou que é preciso que os riscos de a inflação ficar acima ou abaixo da meta sejam simétricos.

? Ou seja, que a sociedade não associe o centro da banda ao piso da inflação ? explicou.

Reinaldo Le Grazie disse ainda que a política monetária será tanto maior quanto mais bem-sucedidos forem as reformas e a recuperação da responsabilidade fiscal. Sobre o câmbio, ele defendeu que intervenções pontuais que ?sirvam para corrigir fortes distorções são práticas saudáveis, desde que não alterem a trajetória da moeda, que é, em última instância, definida por um conjunto de fatores locais e externos?.

? Sem ferir o regime de câmbio flutuante, defendo que o Banco Central utilize com parcimônia as ferramentas cambiais de que dispõe, como ressaltou o presidente do BC. Nesse sentido, acredito que o Banco Central possa reduzir suas exposições cambiais em ritmo compatível com o normal funcionamento do mercado, quando e se estiverem presentes as adequadas condições.

O indicado para a diretoria de relações institucionais, Isaac Sidney Ferreira, também seguiu a linha do discurso do presidente Ilan. Afirmou que o fundamental é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e alcançar a meta de 4,5% em 2017, além de fazer a expectativa de mercado convergir para este ponto.