Cotidiano

Indicação pessoal de Temer, vice-presidente de governo da Caixa é citado em operação

63356228_BRASIL - Brasília - BSB - PA - 15-12-2016 - PA - O presidente Michel Temer se reune com El.jpgBRASÍLIA – O atual vice-presidente de Governo da Caixa, Roberto Derziê, é citado na “Operação Cui Bono?” da Polícia Federal. Segundo as investigações, ele teria atendido a um pedido do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Derziê é uma indicação pessoal do presidente Michel Temer.

Cunha geddel

As citações ao atual vice-presidente da Caixa estão na página 29 do relatório da Polícia Federal. O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha mandou uma mensagem em três de agosto de 2012 a Geddel reclamando que Henrique Constantino, do grupo Constantino, não estava conseguindo falar com Derziê, então diretor de Pessoa Jurídica da Caixa, sobre um empréstimo para a empresa Oeste Sul. Cunha reclama que ele não atende e “não resolve”. Geddel afirma que Derziê fará a ligação “agora”.

Exatos 27 minutos depois Geddel manda outra mensagem a Cunha informando que o contato entre Derziê e Henrique Constantino já foi feito. “Derziê já falou com HC. Estamos falando 50 m da Comport né? Já avançou (sic)”, escreveu Geddel.

A Comporte Participações é a empresa controladora do grupo Constantino. Derziê foi secretário-executivo de Temer quando ele assumiu a coordenação política ainda na gestão Dilma Rousseff. Ele retornou para Caixa depois desse período e foi demitido por Dilma depois que o PMDB decidiu apoiar o impeachment. Ele retornou à Caixa em novembro do ano passado, na função de vice-presidente de Governo, indicado por Temer.