Cotidiano

Imagens de telescópio revelam ?pilares da destruição? na nebulosa de Carina

RIO – Observações com o telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, revelaram o que os astrônomos apelidaram de ?pilares da destruição?, uma referência à icônica imagem feita pelo telescópio espacial Hubble há 21 anos de um ?berçário? de estrelas que ficou conhecido como os ?pilares da criação?, na nebulosa da Águia.

Localizados na nebulosa de Carina, a 7,5 mil anos-luz da Terra, os ?pilares da destruição? também são um local onde novas estrelas se formando. As imagens do VLT, porém, flagraram como a intensa radiação emitida pelos astros recém-nascidos está lentamente dispersando as nuvens de poeira e gás do ?berçário? de Carina.

Apesar dos apelidos opostos, o mesmo fenômeno está acontecendo nos ?pilares da criação? da nebulosa da Águia, destacam os astrônomos. O que pode parecer uma calamidade cósmica, com criaturas se voltando contra seus criadores, no entanto, talvez seja justamente o contrário. Os cientistas ainda não compreendem bem a complexa interação entre as estrelas e estes ?pilares?, que embora pareçam densos, na verdade são muito difusos. Assim, é possível que a radiação das jovens estrelas na nebulosa na verdade esteja ajudando a criar regiões com maior densidade de gás e poeira dentro dela, criando condições para que entrem em colapso e deem origem a novas estrelas.