Esportes

Ibrahimovic marca duas vezes e Manchester United leva a Copa da Liga

O Manchester United sofreu mais do que parecia ser necessário, mas dois gols de Ibrahimovic, um deles no fim da partida, garantiram a vitória por 3 a 2 sobre o Southampton e o título da Copa da Liga Inglesa nesta domingo. Após estar vencendo por 2 a 0 no primeiro tempo, o time dirigido por José Mourinho cedeu o empate e chegou a ser pressionado, mas Ibra acertou um cabeceio oportunista aos 42 do segundo tempo para soltar o grito de “campeão” em Wembley.

Futebol europeu – 25.02

A conquista deste domingo representa o segundo troféu de Mourinho e Ibrahimovic em sua temporada de chegada ao Manchester United. A dupla já havia levado, em agosto, a taça da Community Shield, uma partida realizada anualmente entre os vencedores do Campeonato Inglês — no caso, o Leicester — e a Copa da Inglaterra. Naquela ocasião, por sinal, Ibra também tinha sido decisivo: foi dele o gol da vitória por 2 a 1.

O sueco mostrou neste domingo que, do alto de seus 35 anos, continua com faro de gol apurado. Em 38 partidas pelo Manchester United, incluindo a decisão contra o Southampton, Ibrahimovic anotou 26 gols, média de quase 0,7 por jogo — ou seja, mais do que um gol a cada duas partidas.

Ibra precisou de 18 minutos para desencantar no tradicional estádio de Wembley, em Londres, palco da decisão da Copa da Inglaterra. Em cobrança de falta, o sueco disparou um chute fortíssimo e Forster não conseguiu defender. O Manchester United ampliou aos 38, com Lingard, após boa troca de passes no ataque.

Parecia que o título se encaminhava para Manchester, mas o Southampton reagiu ainda antes do intervalo com Gabbiadini, que diminuiu para 2 a 1 ao escorar um cruzamento de Ward-Prouse. Logo no início do segundo tempo, o mesmo Gabbiadini se credenciou como candidato a herói do Southampton ao balançar a rede mais uma vez, em uma sobra após cobrança de escanteio, deixando tudo igual no placar.

O Southampton, pouco a pouco, gostou do jogo e começou a manter o Manchester United acossado em seu campo. Aos 41, Stephens cabeceou após cobrança de escanteio e Ibrahimovic salvou na pequena área. No lance seguinte, o atacante sueco armou o contra-ataque, se enfiou na área e apareceu sozinho para cabecear um cruzamento de Herrera, sem chances para Forster. Foi o gol do título.