Cotidiano

Ibope: Crivella segue à frente no Rio, mas vantagem cai nove pontos percentuais

crivella e freixo2.jpg

RIO ? Em pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, o candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, segue na liderança das intenções de voto no segundo turno, mas perdeu nove pontos percentuais de vantagem para Marcelo Freixo (PSOL). Crivella aparece com 46% dos votos totais, contra 29% para Freixo. Brancos e nulos somam 21%, enquanto 4% não souberam ou não opinaram. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

EleiçãoRio20-10

Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope neste segundo turno, divulgada no último dia 10, Crivella aparecia com 51% dos votos totais, enquanto Freixo tinha 25%.

O Ibope entrevistou 1.001 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95%, isto é, esta é a chance de que o resultado retrate o atual momento do eleitorado. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-00407/2016.

Levando em consideração apenas os votos válidos, Crivella cai de 67% para 61%, enquanto Freixo passa de 33% para 39%. Os votos válidos são contabilizados após serem descontados os votos nulos, brancos e os indecisos, mesmo procedimento adotado pela Justiça Eleitoral.