Cotidiano

Ibope aponta Nelson Marchezan Júnior na frente da disputa em Porto Alegre

BRASÍLIA ? Na primeira pesquisa do Ibope após o primeiro turno entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre, o tucano Nélson Marchezan Júnior (PSDB) largou na frente com 45% das intenções de votos, e Sebastião Melo, do PMDB, com 33%. No levantamento encomendado pelo grupo RBS, Branco e nulos foram 18% dos eleitores e não sabem ou não responderam somaram 4%.

No percentual de votos válidos, Nelson Marchezan Júnior sobe para 58% pela margem de erro, entre 62% e 54% e Sebastião Melo, para 42%, pela margem de erro, entre 46% e 38%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Na aferição de expectativa de vitória, os eleitores colocam Marchezan Júnior como o vencedor com 50% e Sebastião Melo com 34%. Não sabem e preferem não opinar somam 16%. O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 7 e 9 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Sem se licenciar do cargo durante a campanha, o tucano se dedicou à agenda de campanha nesta segunda-feira, participando de um debate na Rádio Guaiba/Correio do Povo em Porto Alegre, no início da tarde, e depois voou para Brasília, para votar e garantir a aprovação da PEC 241, que estabelece o teto de gastos no setor público.