Cotidiano

Ibama notifica organização do Ultra a suspenser montagem das estruturas

60925685_quinta_da_boa_vista.jpgRIO ? Após anunciar que a realização do Ultra Brasil estava garantida para os dias 14 e 15 de outubro, a despeito do parecer negativo emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os produtores do evento enfrentam mais críticas. Nesta quarta-feira, o Ibama notificou a organização, argumentando que a realização do festival de música eletrônica pode levar à morte de animais do zoológico instalado a 500 metros do local.

“Segundo a análise do Ibama, a intensidade da música pode provocar estresse e levar à morte diversos animais abrigados no parque”, disse o órgão em nota. Caso descumpra a notificação do Ibama e prossiga com a montagem da estrutura para o festival, a produção pode ser multada em até R$ 1 milhão.

Também por meio de nota, a produção, que espera receber 25 mil pessoas por dia, alega não ter recebido nenhuma notificação do Ibama até o início desta tarde, e defende sua realização. “O festival realizou um estudo de impacto sonoro em toda a Quinta da Boa Vista. Especialistas contratados para fazer o estudo garantem que, se o som chegar ao zoológico, será um som ambiente, incapaz de causar estresse ou outros danos à saúde dos animais”.

Ainda na manhã desta quarta, a secretaria municipal de Ordem Pública desmentiu que havia liberado a realização do festival após encontro dos produtores com o secretário, Leandro Matieli. Na ocasião, foi apresentado um novo projeto que prevê a redução da ocupação da área pública e do público, antes estimado em 100 mil pessoas por dia. Mediante as mudanças, a Seop “autorizou a Consulta Prévia do novo projeto (autorizando apenas a montagem da nova estrutura) e fez exigências previstas na legislação municipal”.

Também nesta quarta, o Museu Nacional também emitiu nota em repúdio à realização do Ultra. “Em ocasiões anteriores, o palácio-sede do Museu, bem tombado pelo Iphan, testemunhou a gravidade da realização de eventos que desconsideraram os possíveis danos a sua estrutura, tais como vidraças quebradas, pichações e vandalismo. É importante ressaltar que a vibração gerada pela frequência sonora, emitida por potentes caixas de som, compromete a integridade do acervo exposto”.

Entre as atrações confirmadas para se apresentar no festival, estão os DJs Steve Aoki e Carl Cox.