Cotidiano

HUOP tem fila de 300 pacientes aguardando por cirurgia bariátrica

A demora média aos que aguardam pela cirurgia é de seis meses e dois anos

Cascavel – A lista de espera por cirurgia bariátrica no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) inclui 300 pacientes da região. A falta de cadastramento do serviço como assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade, perante a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, retarda a realização de mais procedimentos – os que ocorrem são feitos no Hospital São Lucas.

A demora média aos que aguardam pela cirurgia, pelo SUS, fica entre seis meses e dois anos. Na rede particular, a operação chega aos R$ 20 mil.

O Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi implantado em fevereiro de 2014 para instruir pacientes que sofrem com o peso. Há mais de um ano a habilitação foi solicitada, porém não há previsão de quando sairá.

“O processo se encontra em análise na Secretaria de Estado da Saúde. Sem esse credenciamento, somos impedidos de realizar os procedimentos”, afirma o médico Allan Cezar Faria Araujo.

Só recebem acompanhamento pacientes que inicialmente foram atendidos em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e cadastrados pela 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Nenhum caso é tratado diretamente com o hospital.

Preparação

Cerca de 50% das pessoas que aguardam pela cirurgia passaram pelo atendimento inicial com a equipe do HUOP.

“Foram atendidos aproximadamente 150 pacientes. Entre eles, três estão preparados e outros dez pacientes finalizando o processo para programar a cirurgia”, complementa Araujo.

A cirurgia bariátrica pode ser indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 35 e 40 kg/m2 com comorbidades e IMC igual ou maior que 40. Entretanto, é necessário acompanhamento com vários profissionais da saúde até que seja comprovado o comprometimento do paciente em seguir todos os cuidados que são recomendados.

(Com informações de Romulo Grigoli)