Cotidiano

Horário de verão começa com intuito de economia de energia

Amantes da natureza vão ter uma hora a mais para aproveitar as tardes de verão

ascavel – Desde a zero hora deste domingo (17) dez estados brasileiros, incluindo o Paraná, já estão com os ponteiros do relógio adiantados. A mudança é conhecida como horário de verão e tem como objetivo aproveitar mais luminosidade e também economizar energia elétrica durante os horários de pico. 

No Paraná, de acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), a alteração prevê uma redução no consumo estimada em 4,5% conforme anos anteriores, considerando um pico entre as 18h às 21h em todo Estado. Com mais luz solar, os amantes da natureza vão ter uma hora a mais para aproveitar as tardes de verão.

 “Eu adoro o horário de verão além de gastar menos energia lá em casa consigo sair do trabalho e caminhar no lago. Se fosse no horário normal não teria como aproveitar. Tenho filhos e isso ajudo muito a aproveitar meu tempo com eles”, afirma a auxiliar de produção Vanuza Ferreira. 

Mas tem aqueles que não aprovam a mudança. É o caso enfermeira Tânia Nunes que levanta conforme o horário de plantão.

“Trabalhamos conforme a escala e na maioria das vezes madrugo, das 6h ao meio dia, por isso para nós não é vantajoso. Não consigo me adaptar ir dormir mais cedo e por conta de levantar muito cedo, acabo perdendo essa uma hora”, critica a enfermeira Janete da Silva. 

Apesar da divisão de opiniões o principal cartão postal, o Lago Municipal, promete ser disputadíssimo nos próximos meses. Com muita arborização e água, o número de visitantes deverá aumentar já que o local oferece tranquilidade e lazer. 

Ao todo, dez estados brasileiros nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal começaram hoje mais uma temporada do horário de verão. A mudança teve início na década de 30, de três de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Nos anos seguintes a medida voltou em outras nove edições e ressurgiu em 1985. Desde então esta será a 41ª vez que a mudança será realizada nestes estados. O horário de verão encerra em 21 de fevereiro de 2016.

(Com informações de Eliane Alexandrino)