Cotidiano

?Homero pauta o drama que permeia o western?

O espírito de aventura é uma constante humana . A vida cobra peripécias e o western cede-nos preciosos ingredientes que alimentam a imaginação.

Homero, Heródoto, Virgílio, Cervantes pautam o drama avassalador que permeia o gênero western.

Exemplo é o personagem Ethan, da obra prima ?Rastros de ódio? (?The searchers?), que ao regressar à casa, após a guerra dos Confederados, na qual se refugiou por conta do suposto amor pela cunhada, defronta-se, logo depois, com a família dizimada pelos índios. Desesperado, lança-se à vingança, enquanto se acentua nele o ideal do amor irrealizável. Ao longo de sete anos buscando a sobrinha sobrevivente, seguido pelo mestiço Martin, que o supera na lealdade à família que o adorou, Ethan o humilha constantemente.

É sem dúvida um clássico do cinema que ostenta raízes gregas, tonalidades vizinhas à tragédia. Um cenário propício a que Ethan, inconformado com a sobrinha ser mulher do chefe índio, prepare-se para sacrificá-la, como Agamenon imolou Efigenia.

A expectativa de a sobrinha ser morta pelo tio a qualquer momento perpassa o filme e exaspera nossas noções civilizatórias. Abala-nos o cruel sentimento da justiça bíblica ? quando nos surge o deus cruel que imola, que perdoa, que prevê a regeneração.

Vencido, porém, pela réstia de amor que lhe sobra, Ethan devolve a sobrinha ao lar. E ao olhar o horizonte da porta da casa, dando as costas à vida doméstica, que nunca será sua, sabe-se para sempre condenado a uma dramática solidão.

Um filme em que o humano, através de variadas vertentes, expressa-se integralmente .

Cedo amei as artes que me tirassem das paredes do lar. No descampado do western, deparei-me com as aflições humanas, as inquietudes aventureiras e estéticas que nos assolam. Minha paixão inicial foi por Winnetou, o nobre chefe apache concebido pelo escritor alemão Karl May. Um ser emblemático, coroado de excelsas virtudes e cuja morte, em um dos volumes presenteados pelo pai, chorei e quase me pus de luto.

Herdei de Winnetou um princípio que me tornou audaciosa na arte de escrever. Quando ele, instado pelo parceiro Old Shatterhand, pôs o ouvido na terra para detalhar onde estavam os inimigos, qual a montaria de cada qual, para afinal confirmar que um deles não tinha um braço, e isto porque sua pegada no chão era irregular.

O diretor John Ford é o mestre do western. E depositou em John Wayne seu ideal de cavaleiro e desbravador do gênero. Desde a cena em que Ringo, em ?No tempo das diligências? (?Stagecoach?), com a sela nos ombros, pede carona à diligência que se aproxima, trazendo no seu bojo o sórdido banqueiro, a pudica grávida, o médico alcoólatra, o cavaleiro sulista que é um jogador ansioso por se redimir, o medroso vendedor e a prostituta Dallas. Cena a partir da qual Ringo desequilibra a suposta harmonia social dos tipos mal-acomodados nos seus assentos.

Nélida Pinõn, imortal da Academia Brasileira de Letras, é autora de romances, memórias e contos