Cotidiano

Homens armados invadem prédio da polícia e fazem reféns na Armênia

EREVAN ? Um policial foi morto neste domingo durante um ataque a um prédio da polícia Erevan, capital da Armênia. O ataque foi realizado por um grupo ligado a um líder da oposição no país, exigindo a renúncia do presidente armênio, Serj Sargsyan. Os homens armados mantêm diversas pessoas reféns ? incluindo, segundo um dos responsáveis pelo ataque, o vice-chefe da polícia nacional.

“Um grupo de homens armados entrou no prédio de um regimento da polícia em Erevan e está com reféns”, anunciou o Serviço de Segurança Nacional (SSN) da Armênia. “Um policial foi morto e outros dois feridos. Dois reféns foram libertados”.

Nikol Pashinian, um parlamentar que conseguiu falar com os sequestradores, disse à imprensa que o grupo tinha feito oito reféns, mas que um foi libertado por problemas de saúde.

“O Estado armênio continua a operar normalmente, e a polícia continua a proteger a ordem pública e garantir a segurança”, declarou o SSN, negando os rumores de golpe de Estado que circulam nas redes sociais.

Segundo a imprensa armênia, os atacantes exigem a libertação de Jirair Sefilian, político da oposição preso no mês passado e acusado de posse de armas.

“Exigimos a libertação de Jirair Sefilian, só iremos obedecê-lo. E (o presidente Serj) Sargsyan deve renunciar”, escreveu no Facebook um dos criminosos, Varoujan Avetisian. Ele afirma que dois oficiais ? o vice-chefe da polícia nacional, Vardan Egiazaryan, e o vice-chefe de polícia de Erevan, Valery Osipyan ? estavam entre os reféns.

O grupo também publicou um vídeo no Facebook, pedindo aos armênios para que tomem as ruas para protestar contra o governo. As imagens mostram os reféns e vários homens com coletes e armados com kalashnikovs.

“Estamos fazendo isso por vocês. Saiam às ruas! Exigimos a libertação de todos os prisioneiros políticos”, afirma um dos atacantes no vídeo.

“Juntem-se a nós! Por agora, vamos manter posição. Nós vamos manter pelo máximo de tempo que pudermos”, afirma outro.

O Exército e a polícia cercaram as ruas adjacentes ao prédio com carros e tanques, de acordo com um fotógrafo da AFP no local.

Sefilian, líder de um pequeno grupo de oposição, e seis de seus partidários foram presos em junho. Eles foram acusados pelas autoridades de preparar um ataque contra vários edifícios públicos e de telecomunicações em Erevan.

Feroz crítico do governo, Sefilian já havia sido detido em 2006 e condenado a 18 meses de prisão depois de ter convocado a população a derrubar o governo por meio da violência. No ano passado, foi novamente preso, com vários de seus partidários, por suspeita de preparação de um novo golpe, mas foi liberado logo depois.

Ex-militar, o presidente Sargsyan foi eleito em 2008 e sua eleição, contestada pela oposição, provocou tumultos que terminaram com 10 mortos.