Cotidiano

'Homem-Aranha' francês é condenado a oito anos de prisão por roubo de pinturas de 100 milhões de euros

PARIS (Reuters) – Um criminoso conhecido como “Homem-Aranha” foi condenado a oito anos de prisão nesta segunda-feira por roubar cinco pinturas de um museu de Paris avaliadas em 100 milhões de euros.

Vjeran Tomic, de 49 anos, disse a investigadores que invadiu o Museu de Arte Moderna da capital francesa em maio de 2010 com a intenção de levar obras de Fernand Léger e Amedeo Modigliani. Links Homem-Aranha

Quando entrou nas instalações, ele descobriu não haver nenhum sistema de alarme mais complexo e decidiu aumentar o butim incluindo pinturas de Pablo Picasso, Henri Matisse e Georges Braque.

Mais tarde os investigadores verificaram que o sistema de alarme realmente era defeituoso.

Tomic já acumulava 14 condenações por roubo de joias e obras de arte, muitas delas realizadas escalando paredes com agilidade para entrar em apartamentos –um recorde que lhe rendeu o apelido de “Homem-Aranha” no submundo.

Dois outros homens, o antiquário Jean-Michel Corvez e o comerciante de relógios Yonathan Birn, foram sentenciados a sete e seis anos, respectivamente, por lidar com as pinturas.

Os três ainda receberam multas pesadas –200 mil euros para Tomic e 150 mil euros para os outros dois.

Juntos eles ainda foram obrigados a restituir o valor total das obras –estimado em 104 milhões de euros– à cidade de Paris.

Durante o julgamento, Birn disse ter jogado as pinturas fora. Nenhuma delas foi recuperada, e os investigadores parecem acreditar que elas não estão mais na França.