Cotidiano

Hillary vira destaque do 'Humans of New York' ao falar de pressão na faculdade

NOVA YORK – Um dos fotoblogs mais populares do mundo, o “Humans of New York” faz sucesso no Facebook mostrando anônimos que contam histórias de suas vidas pessoais nas legendas dos cliques de Brandon Stanton. Mas o novo destaque do fotógrafo, numa publicação desta quinta-feira, é de peso: Hillary Clinton, a candidata presidencial democrata. No texto, ela reconta como foi pressionada por concorrentes na faculdade de direito de Harvard para que não entrasse.

No texto, Hillary conta que fazia testes para entrar em Harvard junto a uma amiga. Segundo ela ? que viria a ser primeira-dama, senadora e secretária de Estado ? a dupla era a única de mulheres no exame.

“Estava nervosa. Era formada na faculdade, mas não sabia como me sairia. Enquanto esperávamos para começar, um grupo de homens começou a gritar para nós coisas como ‘Vocês não precisam estar aqui’, ‘Existe muitas outras coisas que vocês podem fazer’. Foi uma verdadeira pilhagem. Um até disse ‘Se vocês tirarem meu lugar, serei convocado para a guerra, irei ao Vietnã e morrerei’. E não estavam brincando. Era intenso. Muito pessoal”, reconta.

De acordo com Hillary, ela ficou “sem resposta” diante da pressão sofrida, ficando de cabeça baixa e esperando que o examinador responsável entasse na aula. Mas garante que não se deixou levar.

“Não me vejo como fria ou sem emoções. Nem meus amigos. Mas se é a impresão que passo, não posso culpar as pessoas.”

Hillary, que fez a graduação em Wellesley, passou nos exames. No entanto, após analisar suas opções, acabou decidindo por fazer sua pós-graduação em Yale.

Em uma hora, a poublicação já tinha 145 mil curtidas.

Brandon Stanton, o fotógrafo por trás do fotoblog imensamente popular ?Humans of New York?, geralmente exclui a política e os julgamentos morais de seus posts, mas meses atrás deixou de lado sua neutralidade para enfrentar Donald Trump, ao criticar o candidato presidencial republicano em um post de 300 palavras no Facebook, apresentado como uma carta aberta.

“Tenho visto o senhor retuitar imagens racistas. Vi o senhor retuitar mentiras racistas. Percebi o senhor levar 48 horas para desmentir uma posição pró-supremacia branca. Vi o senhor alegremente incentivando a violência e prometendo ‘pagar os honorários advocatícios’ daqueles que cometem violência em seu nome”, diz um trecho do post.