Cotidiano

Hillary Clinton já se considera indicada democrata à Casa Branca

WASHINGTON – Hillary Clinton afirmou nesta quinta-feira que será a candidata presidencial do Partido Democrata nas eleições de novembro nos Estados Unidos, apesar de o senador Bernie Sanders se manter na disputa. Nas prévias democratas, ela se mantém favorita à indicação de seu partido para as presidenciais de novembro, mas apesar dos esforços, não consegue deixar fora de combate o carismático senador de 74 anos.

— Serei a candidata do meu partido — disse Hillary em entrevista à CNN. — Já é um fato. Na verdade, não há forma de que não seja.

Segundo Hillary, ela e Sanders têm pela frente a responsabilidade de “unificar” o partido para poder ser bem sucedidos nas eleições contra o candidato republicano, que certamente será o bilionário Donald Trump.

Segundo ela, Sanders “tem que fazer sua parte para unificar”.

— Disse há alguns dias que fará o possível para derrotar Trump e que trabalhará sete dias por semana para isto. Eu tenho a sua palavra. Certamente, espero que o senador Sanders faça o que diz que fará — afirmou Hillary, alegando ter a confiança de que o partido chegará unido à fase decisiva da campanha eleitoral.

Esta confiança, acrescentou, nasce de sua “própria experiência”, em alusão à intensa disputa interna em 2008, quando foi derrotada no último minuto pelo então senador Barack Obama.

— Quando retirei minha candidatura e apoiei o senador Obama, quase 40% dos meus eleitores diziam que nunca votariam nele. Trabalhei muito para ajudá-lo. Estou certa de que o senador Sanders fará a mesma coisa — disse a ex-secretária de Estado.