Cotidiano

Hamas qualifica conferência de Paris como absurda

JERUSALÉM – O movimento islâmico palestino Hamas qualificou nesta segunda-feira a conferência de Paris, organizada pelo governo francês na véspera para retomar esforços pela paz entre Israel e Palestina, como ?absurda?.

?A conferência de Paris reproduz o absurdo enfoque da negociação, omitindo os direitos do povo palestino e legitimando a presença da entidade sionista na terra palestina?, afirmou Fwazi Barhum, porta-voz do movimento em Gaza, em comunicado.

O grupo rejeita o reconhecimento do Estado de Israel e denuncia a violência. Barhum pediu a diferentes organizações palestinas que se reúnam para encontrar uma ?estratégia nacional? e ?estabelecer uma ?resistência para defender nosso povo?. A Palestina, sem Estado formal, é representada pela Autoridade Palestina, dirigida pelo presidente Mahmud Abas, interlocutor da comunidade internacional nas tentativas de paz com Israel.

Está enfrentado con la Autoridad Palestina dirigida por el presidente Mahmud Abas, interlocutor de la comunidad internacional en el esfuerzo de paz con Israel.

A Conferência de Paris pela paz no Oriente Médio advertiu israelenses e palestinos no domingo para que evitem “ações unilaterais” em Jerusalém e nas fronteiras, alegando que essa medida de força pode ameaçar uma solução baseada em dois Estados.

Em um comunicado final, negociado em cada detalhe pelos representantes de cerca de 70 países, a conferência pediu a ambas as partes que “demonstrem seu compromisso para a solução de dois Estados e se abstenham de ações unilaterais que prejudiquem os resultados da negociação, principalmente sobre as fronteiras, sobre Jerusalém, sobre os refugiados”.