Cotidiano

Haddad estuda levar críticas a Temer para o programa de TV

SÃO PAULO. A pesquisa do Datafolha divulgada na última sexta-feira ?acendeu o sinal vermelho? na campanha à reeleição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que estuda mudar a linha do programa eleitoral e nacionalizar os temas apresentados. A ideia é levar para a televisão as críticas às medidas em estudo pelo governo do presidente Michel Temer, como a de alteração da legislação trabalhista.

Petistas têm pressionado Haddad para partir para ataque a Temer e relacionar Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) ao novo presidente. Desde o início do programa de televisão, o petista tem se concentrado em apresentar na televisão as obras e realizações de sua gestão.

A mudança na linha do programa não significaria um abandono aos temas locais. A ideia é relacionar a ?ameaça aos direitos vista no plano nacional? a uma possível redução do acesso a serviços públicos na cidade com a vitória de candidatos aliados de Temer.

Haddad passou a abordar temas nacionais na campanha, na última sexta-feira, quando participou, ao lado do ex-presidente Lula, de um ato contra o aumento da jornada de trabalho para 12 horas. No domingo, o prefeito foi à manifestação contra Temer realizada na Avenida Paulista.

Petistas dizem que Haddad resistia a participar da manifestação e só aceitou ir ao ato na Paulista após ser cobrado por aliados. Na última sexta-feira, o Datafolha mostrou o prefeito em quatro lugar na disputa eleitoral, com 9% das intenções de voto (oscilação positiva de um ponto em relação ao levantamento do dia 26 de agosto).