Cotidiano

Hackers invadem sistema do STJ e divulgam dados de servidores

BRASÍLIA – Um grupo de hackers invadiu na madrugada desta quinta-feira o banco de dados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e divulgou informações pessoais e profissionais de mais de mil servidores do sistema judiciário nacional. Entre os 1037 servidores atingidos, estão desde juízes de tribunais estaduais, a assessores de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e estagiários. O grupo Anonymous Brasil divulgou dados como cargos, números de celulares, CPFs e RGs.

Após a publicação dos dados, o grupo disse que o STJ “perde a cada dia a sua credibilidade”. De acordo com o Anonymous, o Judiciário se junta ao Legislativo e ao Executivo em uma ação contra a o que chamam de classe trabalhadora. “Trata-se do pobre, negro e periférico, que não tem dinheiro para pagar um ótimo advogado para livrá-lo da cadeia por desviar dinheiro público como a grande maioria dos políticos brasileiros. Há quem serve o poder judiciário?”.

Jamais esqueceremos Rafael Braga, jamais esqueceremos Costa Barros, jamais esqueceremos a Candelária, jamais esqueceremos Amarildo, Cláudia, Eduardo e quaisquer outras vítimas da violência do Estado elitista, e jamais esqueceremos a quem o Judiciário serve, legitimando todas essas barbáries e absolvendo os ricos e poderosos. A justiça é para quem pode pagar.

Em resposta, a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Segurança do STJ informou por nota que já estão investigando o vazamento dos dados e que, até o momento, não houve registro de acessos não autorizados ao sistema do tribunal. Além disso, o tribunal já investe em medidas preventivas para reforçar a segurança da informação no STJ.

OAS

Na quarta-feira, o mesmo grupo de hackers divulgou informações da OAS Engenharia, empreiteira envolvida na Operação Lava-Jato. O ataque foi efetivado por uma célula de atuação da Anonymous, que, entre os argumentos, estão denúncias de trabalhadores sem salários que atuaram em obras de estádios da Copa de 2014.

No entanto, na tarde desta quinta-feira, os sites da OAS e do STJ funcionavam sem problemas.