Cotidiano

Há um ano do prazo de entrega, obras do Trevo Cataratas atingem 40% de execução

A EcoRodovias, grupo que controla a Ecovia e a Ecocataratas, fará investimentos de R$ 150 milhões ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná dentro do Acordo de Leniência

Foto: Celso Dias
Foto: Celso Dias

 

Cascavel – Uma das obras mais complexas em andamento na malha viária do Paraná é a readequação do Trevo Cataratas, em Cascavel, que já atingiu 40% de execução neste mês de outubro, um ano após o início e há um ano do prazo de entrega. Os serviços estão concentrados no canteiro central desde 1º de agosto.

Atualmente, estão sendo realizadas obras de drenagem e construção dos muros de contenção, fundações das estruturas de concreto dos dois novos viadutos que vão elevar a BR-277 no sentido a Foz do Iguaçu. A área central da obra receberá 5 quilômetros de novas vias.

Além disso, serão 1.300 metros de extensão de ciclovia e mais 1.700 metros de calçadas que nas rampas de acesso terão piso tátil, de forma a orientar as pessoas com deficiência visual. Em todo o complexo, oito faixas de pedestres serão implantadas em pontos estratégicos e definidas com base em estudos de fluxo e passagens que vão garantir uma travessia ainda mais segura para o pedestre.

De acordo com a Ecocataratas, as obras estão dentro do cronograma previsto e devem ser concluídas em outubro de 2022, daqui a um ano. (um ano após o fim dos contratos de concessão).

A partir das intervenções na parte central, o tráfego de veículos foi desviado para um anel viário em torno da obra, que recebe todo o tráfego da BR-277, da BR-369, da BR-467 e da Avenida Brasil, construído justamente para retirar o tráfego da área central do trevo.

O Trevo Cataratas é um dos principais gargalos rodoviários do País, que reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá; a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel, com fluxo estimado em 45 mil veículos por dia, ou 3,3 mil por hora em picos.

A obra vai contar com a construção de dois viadutos de 900 metros, passarelas com escadas e rampas, nove quilômetros de vias, 230 novos postes de iluminação e dois quilômetros de redes de bueiros. Ela integra um pacote de projetos que começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de R$ 400 milhões, firmado pela EcoRodovias com o MPF (Ministério Público Federal).

Uma condição imposta pelo órgão ambiental estadual à concessionária para aprovar a obra foi a obrigação de que o trevo tenha bacias de contenção subterrâneas. A obra será construída em cima da transposição do Rio Cascavel, afluente do Rio Iguaçu e que abastece 70% da população do Município. No caso de um acidente, as bacias de contenções terão suporte técnico para armazenar até 400 mil litros de efluentes derramados na pista, visando a proteção do rio.

Acordo de Leniência

A EcoRodovias, grupo que controla a Ecovia e a Ecocataratas, fará investimentos de R$ 150 milhões ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná dentro do Acordo de Leniência.

O acordo prevê R$ 130 milhões para a execução da readequação do Trevo Cataratas, mais obras na BR-277 entre Cascavel e Guarapuava, com a criação de cerca de 13 terceiras faixas que somam 14,1 quilômetros em Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul e Guarapuava, o novo viaduto da entrada de Cascavel, e R$ 20 milhões em intervenções da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de Curitiba.

Viaduto Olindo Periolo

Entre as obras que a Ecocataratas precisa realizar para dar cumprimento ao acordo de leniência, estão também as alças de acesso do viaduto Olindo Periolo, em Cascavel.

O prazo para a finalização desta é em fevereiro de 2022 e após a conclusão, os motoristas terão acesso, por meio do viaduto, à BR-277 tanto no sentido Foz do Iguaçu como em direção a Guarapuava. “Estamos trabalhando para antecipar o cronograma e conforme vamos concluindo as etapas, vão ocorrer as liberações de acesso aos motoristas”, destaca a gerente de Engenharia da Ecocataratas, Hellem Prim Variani.

Já as obras das terceiras faixas estão em andamento em Guaraniaçu e Laranjeiras do Sul sofreram uma alteração no cronograma por conta do aguardo de licenciamento ambiental. A previsão de conclusão total é para o fim do primeiro semestre de 2022.

Quanto as obras em Foz do Iguaçu, a concessionária informou que que os projetos foram entregues ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) para avaliação e aprovação. Após avaliação, o DER solicitou uma mudança substancial no projeto, alterando a solução inicialmente proposta pela concessionária e ocasionando a necessidade de elaboração de um novo projeto, o qual deverá ser finalizado até o final de novembro deste ano.

Segurança

Desde o início dos trabalhos no canteiro central a Ecocataratas informou que registra casualmente pessoas não autorizadas circulando dentro do canteiro de obras.

A Ecocataratas informou que orienta pedestres e ciclistas sobre o risco de circular pelo canteiro central, onde concentram-se as frentes de trabalho. “A concessionária trabalha intensivamente, de forma a garantir a segurança dos colaboradores que atuam na obra do Trevo Cataratas, e oferece como alternativa segura para quem precisa passar pelo local, calçadas em todo o entorno do canteiro de obras, bem como a passarela de uso de pedestres e ciclistas. A Ecocataratas reforça que é terminantemente proibido a permanência de pessoas não autorizadas no canteiro de obras, conforme a sinalização indicativa de orientação sobre o distanciamento e segurança. ”

Foto: Celso Dias