Cotidiano

Há 51 anos nos EUA, irmã de Fidel diz que não irá a seu funeral

juanita.castro.ap_.jpg

MIAMI – Nos EUA desde 1965, Juanita Castro, irmã de Fidel Castro, disse que não irá a seu funeral, em Cuba. Uma das quatro irmãs do ex-líder, ela afirmou que a morte dele “trouxe feridas dolorosas para o presente”. Aos 83 anos, ela nunca voltou para a ilha e disse não tinha planos para fazê-lo.

CUBA

? Nunca mudei de posição – mesmo tendo que pagar um alto preço pela dor e pelo isolamento ? disse ela no sábado, admitindo que sente dor por perder um irmão. ? Não me regozijo com a morte de nenhum ser humano, muito menos posso fazê-lo com alguém com meu sangue e meus sobrenomes.

Enquanto Juanita trabalhava com a Inteligência dos EUA, disse que Fidel se referiu a ela como um “verme contrarrevolucionário” depois de vender cabeças de gado da família. Em 2009, ela publicou um livro de memórias sobre a famílais e os irmãos.

Juanita apoiava os esforços de seus irmãos para derrubar o ditador Fulgencio Batista, mas a família se dividiu quando seus irmãos insistiram em dar a plantação de sua família ao Estado. Em 1964, ela acusou seus irmãos de transformar Cuba em “uma enorme prisão cercada de água”.