Cotidiano

Guaíra investe na informatização da saúde

Guaíra – Desde 2016, a cidade de Guaíra investe pesado em tecnologia e conectividade, em especial na saúde e no portal de georrefenciamento, base para o mapeamento e regularização registral dos imóveis rurais. Na saúde pública, o processo de transformação começou com a compra de softwares, computadores, notebooks, tablet’s, impressoras a laser e leitores de código de barras. Outros pontos reestruturados foram a rede lógica e os servidores, além de novos equipamentos wireless e a instalação da fibra ótica para interligar a rede.

No município com pouco mais de 33 mil habitantes e localizado na fronteira do Brasil com o Paraguai, houve também uma melhoria na conectividade entre os prédios voltados para a Saúde, sendo dez deles interligados na área urbana e outros dois na zona rural, além da implantação de pontos de wi-fi em todos os prédios públicos do município, facilitando o trabalho dos agentes de saúde e demais funcionários.

Segundo o coordenador de TI de Guaíra, Benjamin Lemes Fernandes, o investimento em tecnologia trouxe mais agilidade e controle no atendimento de pacientes e também dos moradores das regiões vizinhas que utilizam os serviços da cidade. Ele afirma que as propostas também resultaram em aumento de verbas federais para o município. “Além da parte da informatização, a implantação dos softwares e o uso dos tabletes nos atendimentos aos pacientes, o trabalho de conscientização dos profissionais foi ainda mais fundamental, pois perceberam que funcionava e não viram como um empecilho para eles e acabaram se tornando nossos apoiadores”, observou.