Cotidiano

Grupo anti-Trump diz ter apoio para revisar regras de convenção

GOP 2016 ClevelandCLEVELAND – Um grupo de delegados republicanos contrários à candidatura de Donald Trump à presidência dos EUA está preparado para demonstrar seu repúdio ao bilionário na abertura da Convenção Nacional do partido, que ocorre nesta segunda-feira, em Cleveland. Segundo a agência Associated Press, os anti-Trump afirmam ter reunido assinaturas suficientes para forçar uma votação estado a estado sobre as regras da sigla, o que diminuiria o poder dos líderes e permitiria que delegados pudessem apoiar qualquer candidato.

De acordo com as fontes da AP, é improvável que o movimento chegue a interferir na indicação de Trump como candidato oficial do partido. No entanto, a mobilização aumenta o clima de tensão. Uma reunião entre líderes republicanos, representantes da campanha de Trump e delegados contrários à sua candidatura se prolongou por 11 horas, conforme as informações da agência. O esforço era evitar uma disputa, transmitida ao vivo pela TV, sobre as regras internas do partido. Segundo uma fonte, a negociação falhou.

trump_1507Fazem parte do protesto delegados conservadores, muitos deles apoiadores do pré-candidato derrotado Ted Cruz. Por e-mail, um dos dissidentes disse que já havia conseguido assinaduras da maioria de delegados de dez estados, pedindo a votação sobre revisão das regras. O estatuto republicano prevê que a chamada pode ser convocada se pelo menos sete estados aprovarem a proposta. Outros requerimentos, no entanto, preveem a entrega de documentos para a secretaria da convenção. Os dissidentes temem que os líderes podem dificultar esse processo.

? Agora, vamos levar essa briga para o salão ? disse Dane Waters, um líder do grupo Delegates Unbound.

Para os líderes do partido e a própria campanha de Trump, o movimento não deve incomodar os planos.

? Não é um movimento. São só alguns delegados recalcitrantes ? disse o secretário da campanha de Trump, Paul Manafort.

Já o ex-líder da Câmara Newt Gingrich, aliado de Trump, disse que a insurreiçaõ ?é boba?:

? Trump conseguiu 37 estados. Ele será nomeado.

Para Dalton Glasscock, delegado apoiador de Cruz da cidade de Wichita, Kansas, disse que os planos anti-Trump devem ser frustrados.

? Uma convenção não deve ser uma coroação. Deve ser realmente uma convenção onde possamos discutir a direção futura de nosso partido. Se for só uma coroação, então por que estamos gastando dinheir para simplesmente assistir a um show programado? ? disse Dalton Glasscock.